A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré (SP) finalizou nesta semana, o ciclo de encontros de capacitação sobre o fluxo de atendimento e notificações de tuberculose, HIV e outras doenças de notificação compulsória. A última etapa ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Bordon, na região do Picerno.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A ação foi conduzida por profissionais da Vigilância Epidemiológica, Centro de Referência da Saúde Sexual e Reprodutiva (CRESSER) e Atenção Primária, com foco nos apoiadores, gerentes e profissionais dos Núcleos Epidemiológicos das unidades de saúde do município.
Alinhamento e fortalecimento da vigilância
Durante o treinamento, foram abordados temas como acolhimento, investigação, tratamento e seguimento dos casos até a cura, com o objetivo de alinhar os processos de trabalho e garantir a qualidade nas notificações.
A capacitação foi ministrada pela enfermeira Maria Zélia Dantas e a técnica Érica Oliveira, da Vigilância Epidemiológica; pela gestora do CRESSER, Tânia Mara Cardoso; e pela apoiadora regional Mônica Marques.
“Estamos muito satisfeitos com essa iniciativa, que fortalece a integração entre a Vigilância Epidemiológica, o CRESSER e a Atenção Primária. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos na busca por melhorar a saúde da nossa população”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
Notificações e novos instrumentos
Desde o início do ano, a Vigilância Epidemiológica promove encontros para alinhar os fluxos de atendimento com as unidades da atenção primária e da urgência e emergência.
Cada unidade criou seu Núcleo Epidemiológico, responsável por fichas, notificações e acompanhamento dos pacientes e contatos.
No caso da tuberculose, está em fase de implementação um instrumento facilitador para o manejo da doença, com foco no diagnóstico precoce e adesão ao tratamento.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Sumaré

Anúncio