A cidade de Sumaré (SP) registrou taxa de desemprego de 4,5% em maio de 2025, segundo dados da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), divulgados nesta segunda-feira (4).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
O município ocupa a 5ª posição entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e apresentou índice inferior à média estadual e nacional.
De acordo com o levantamento, a taxa de desemprego no Brasil no mesmo período foi de 6,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A População Economicamente Ativa (PEA) de Sumaré é de 216.335 pessoas, sendo 206.444 ocupadas, o que representa uma taxa de ocupação de 95%.
Atualmente, 55.319 pessoas estão formalmente empregadas no município, o que equivale a 25% da PEA. O restante está inserido em atividades informais ou autônomas.
O prefeito Henrique do Paraíso afirmou que o índice comprova a eficiência das políticas públicas e o fortalecimento da economia local com foco em geração de empregos.
“Esses números mostram que Sumaré está no caminho certo. Temos uma das menores taxas da RMC e vamos ampliar ainda mais o acesso ao emprego formal”, disse.
O vice-prefeito André da Farmácia atribuiu os bons resultados ao planejamento da gestão e ao trabalho conjunto com empresários e setores produtivos da cidade.
“O desempenho é resultado de políticas públicas feitas com estratégia. Mesmo diante de desafios, a cidade é referência em geração de oportunidades”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ed Carlo Michelin, destacou o compromisso em combater a informalidade por meio de qualificação e estímulo ao empreendedorismo.
“Vamos seguir investindo em formação, incentivando a formalização. O desafio agora é garantir empregos com segurança e direitos trabalhistas assegurados”, declarou.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Sumaré

Anúncio