FAM promove exposição “100 anos de Saber” em homenagem ao centenário da Escola Dr. Heitor Penteado

FAM promove exposição “100 anos de Saber” em homenagem ao centenário da Escola Dr. Heitor Penteado

Postado em 11/02/2025

Anúncio

A Faculdade de Americana (FAM) promoverá a exposição “100 anos de Saber – A História da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado”, em comemoração ao centenário da instituição, fundada em 8 de maio de 1925 – data da criação do primeiro diretório acadêmico da escola. A mostra apresentará a trajetória da escola por meio de objetos históricos, totens com fotografias e documentos, destacando sua importância na educação de Americana.

O lançamento da exposição acontecerá no dia 12 de fevereiro, na Câmara Municipal de Americana, durante uma sessão solene especial, a partir das 18h30. Após a abertura, a mostra seguirá para diferentes locais:
– Câmara Municipal de Americana – 12 a 17 de fevereiro
– Tivoli Shopping, Santa Bárbara d’Oeste – 18 de fevereiro a 22 de março
– Welcome Center, Americana – 24 de março a 28 de abril
– Encerramento em maio, na própria EE Dr. Heitor Penteado, como parte das festividades do centenário.

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Ao longo dos anos, a Escola Estadual Dr. Heitor Penteado passou por diversas transformações, refletindo o crescimento educacional da cidade. Durante as décadas de 1950 e 1960, recebeu diferentes denominações, como Ginásio Estadual de Americana, Colégio Estadual e Escola Normal de Americana e Instituto de Educação Presidente Kennedy, em homenagem ao então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Em 1979, a fusão com o Grupo Escolar Dr. Heitor Penteado consolidou o nome atual.

Mais do que um espaço de ensino, a escola sempre foi uma referência educacional, criando laços duradouros entre alunos e professores. Muitos ex-alunos se reúnem até hoje para celebrar essa trajetória.

Além disso, a instituição teve um papel fundamental na formação de diversas lideranças políticas da cidade, entre elas o atual prefeito Chico Sardelli, além de Vanderlei Macris, Erich Hetzl Junior e Omar Najar, que se tornaram prefeitos ou deputados por Americana. E tambem nomes como Waldir Belizario, que defendeu as cores da escola nos anos 60/70; Aloisio Vendemiatti, professor da escola desde agosto de 1994; Sandra Rossi, de aluna a professora aposentada do Heitor Penteado; Geraldo Basanela, professor por 32 anos e fundador do FECA – Festival Estudantil da Canção de Americana.

Para a FAM, participar dessa celebração reforça o compromisso com a história da cidade.
“Estamos sempre em busca de valorizar a história da cidade. O centenário da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado está alinhado com o que valorizamos: a preservação da memória e o reconhecimento de quem faz a diferença em Americana”, destacou o diretor-geral da FAM, Gustavo Azzolini.

O atual diretor da escola, Julio Cesar dos Santos, também ressaltou a importância da homenagem. “Poder propiciar a sociedade atual esta exposição é resgatar a cidadania destacando a importância do legado deixado por diferentes gerações que se fizeram presente na escola Heitor Penteado”, disse.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações e vídeos com as histórias de momentos vividos em https://info.fam.br/centenario-heitor/

heitor penteado 1 heitor penteado

 

Postado em 11/02/2025

Categorias: Variedades

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio