Itália marca audiência sobre extradição de Zambelli

Itália marca audiência sobre extradição de Zambelli

Postado em 08/08/2025 , por Patrícia di Sanctis

Anúncio

O Tribunal de Apelação de Roma, na Itália, marcou para quarta-feira (13) a audiência que vai analisar o pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

A confirmação foi enviada nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso.

Zambelli foi presa em julho na capital italiana após tentar escapar de um mandado de prisão emitido por Moraes.

 

Foragida há mais de um mês, Carla Zambelli é presa na Itália

 

A parlamentar possui dupla cidadania e deixou o Brasil em maio, logo depois de ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. A sentença também determinou o pagamento de R$ 2 milhões por danos coletivos.

 

Acusação e investigação

 

Segundo as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão. O objetivo era emitir um falso mandado de prisão contra Moraes. O ataque cibernético foi executado por Walter Delgatti, que confirmou ter agido a mando da deputada e também foi condenado.

 

Trâmites da extradição

 

O ministro Alexandre de Moraes oficializou o pedido de extradição em 11 de junho. O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) enviou o documento ao governo italiano, que será o responsável, junto à Justiça da Itália, pela decisão final.

O processo pode se estender, já que passa por várias etapas previstas na legislação italiana e nos acordos internacionais assinados entre Brasil e Itália. Não há prazo definido para a conclusão.

 

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Com informações da Agência Brasil | Foto: Lula Marques/ EBC
Itália marca audiência sobre extradição de Zambelli

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio