O vereador de Americana Juninho Dias (PSD) foi alvo de um ataque racista em uma publicação no Instagram de um veículo de notícias da cidade. O incidente ocorreu após a divulgação de uma notícia sobre uma queda sofrida pelo parlamentar em uma pista de skate no bairro Jardim da Paz, na última quarta-feira (18).
Um usuário, identificado como Alexandre Balbinot, morador de Jandira, São Paulo, publicou um comentário com a seguinte frase: “O favelado e briguento se f… Podia ter batido a cabeça e morrido né. Leva pra fazer cirurgia no Padovani 🐵🐒.”
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
O comentário, que desejava a morte do vereador e usava emojis de macaco, associa de forma pejorativa a origem periférica do parlamentar. De acordo com a Lei 14.532/2023, esse tipo de manifestação se enquadra como crime de racismo, com pena prevista de 2 a 5 anos de prisão.
A assessoria de Juninho Dias repudiou o ato e afirmou em nota que “racismo não é opinião, é crime”. A equipe do vereador confirmou que um boletim de ocorrência já foi registrado e que todas as medidas legais serão tomadas para que o autor do comentário seja responsabilizado judicialmente.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Autoridades como o prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o presidente da Câmara, vereador Léo da Padaria e o chefe de gabinete Franco Sardelli também se manifestaram a favor de Juninho ressaltando que racismo é crime.
Embora o comentário tenha sido apagado, a publicação foi guardada por capturas de tela (prints) e serão usadas como prova na investigação. O caso segue agora para apuração policial e responsabilização criminal do autor.

Anúncio