A vereadora Jacira Chávare (Republicanos) protocolou um requerimento à Prefeitura de Americana (SP) solicitando informações sobre a possibilidade de compra de motolâncias, motocicletas que complementam o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Segundo Jacira, as motolâncias chegam antes das ambulâncias, funcionando como um pronto-socorro móvel para avaliar a gravidade das ocorrências e o estado das vítimas.
“Conforme a necessidade, os agentes das motolâncias já iniciam procedimentos até a chegada da ambulância. Os veículos são pilotados por técnicos de enfermagem ou enfermeiros que integram a equipe do Samu. Para pilotá-las, os agentes têm que passar por processo de capacitação”, explica a vereadora.
Segurança e equipamentos com as motolâncias
As motolâncias também atuam como batedores durante o deslocamento das ambulâncias, ajudando a liberar temporariamente o trânsito para que os veículos cheguem mais rápido aos hospitais.
“Ataduras, desfibrilador, monitor cardíaco e uma diversidade de medicamentos vão no baú das motos. Um trabalho feito nos detalhes e com a certeza de que em poucos minutos é possível salvar vidas”, finaliza Jacira.
Requerimento e próximos passos
No documento, a vereadora questiona se há estudos ou planejamento da Administração para aquisição das motolâncias. Caso não exista, ela solicita o levantamento de custos para viabilizar a compra.
O requerimento também questiona se há servidores habilitados no quadro atual do Samu para pilotar as motos. O tema será discutido e votado pelos vereadores em plenário nesta terça-feira (23) e encaminhado ao Poder Executivo para resposta.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto Ilustrativa

Anúncio