A Vigilância Epidemiológica reforça que o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é o local de referência em Americana (SP) para atendimento de picadas de escorpiões, com estoques garantidos de soros antiescorpiônicos e antiaracnídicos.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Em 2025, até 12 de setembro, o município registrou 319 acidentes com animais peçonhentos, sendo 276 com escorpiões e 25 com aranhas.
Unidade estratégica para atendimento e distribuição de soros
O Hospital Municipal faz parte da lista de Pontos Estratégicos de Soro Antiveneno (PESAs), definidos em reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR) e divulgados pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE-Campinas), órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
O HM centraliza o armazenamento dos soros e distribui para outras unidades, incluindo particulares, conforme prescrição médica. Após o uso, a Vigilância solicita ao GVE a reposição do estoque.

Classificação dos acidentes e indicação do soro
Em casos de picadas, a avaliação médica é feita com base nos sinais, sintomas e fatores de risco. O soro é indicado conforme a gravidade:
- Leve: dor, vermelhidão e formigamento local
- Moderado: sudorese, náuseas, vômitos ocasionais, taquicardia, agitação e hipertensão leve
- Grave: vômitos profusos, sudorese intensa, prostração, bradicardia, edema pulmonar agudo e choque
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito, destacou que o atendimento rápido é essencial em casos de acidente com animais peçonhentos.
“Por isso, reforçamos que o HM é o local adequado para avaliação médica e, quando necessário, aplicação do soro. O mais importante é que as pessoas busquem o serviço de saúde imediatamente“, apontou a coordenadora.
O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, afirmou que o hospital cumpre papel fundamental ao centralizar atendimento e distribuição de soros, garantindo mais segurança à população.
“Esse trabalho, aliado às nossas ações de prevenção, garante mais segurança e tranquilidade para os americanenses“, ressaltou o secretário.
Prevenção para evitar escorpiões
A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões (PVCE), reforça cuidados para evitar escorpiões:
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou borracha
- Telar ralos, pias, tanques, ventilação de porões e manter assoalhos calafetados
- Examinar roupas, calçados e forros de cama antes de usar
- Evitar que cortinas e roupas de cama toquem o chão
- Manter quintais e jardins limpos e livres de lixo ou entulho
- Tomar cuidado ao manusear madeiras e materiais de construção
Reclamações ou solicitações devem ser feitas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de Americana pelo telefone (19) 3475-9024 ou pelo site, clicando em Americana Inteligente – Atendimento Digital.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Americana

Anúncio