O Município de Santa Bárbara d’Oeste e a Polícia Federal firmaram parceria para a execução do projeto “Guardiões da Infância”, programa da Polícia Federal que tem o objetivo de prevenir situações de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes em ambiente virtual. Com atuação em escolas públicas e particulares de todo o Brasil, o projeto alerta sobre os cuidados para se obter um ambiente seguro na Internet.
Uma reunião técnica para apresentação e formalização do programa ocorreu na última quarta-feira (24) no Gabinete do Prefeito, contando com a presença do prefeito Rafael Piovezan, do vice-prefeito Felipe Sanches, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda Rizzo Piovezan, a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, a Chefe de Gabinete, Patrícia Marques de Martino e o policial federal Ivan de Souza Ricardo.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Em Santa Bárbara d’Oeste, ainda neste ano, alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino participarão de palestra com o policial federal Ivan de Souza Ricardo. Posteriormente, as palestras serão ministradas aos professores, demais profissionais da Educação, pais e responsáveis.
“Semanas atrás falamos aqui sobre o tema ‘adultização’ das crianças nas redes sociais, abordando todo o nosso trabalho realizado e falando sobre uma importante parceria que estava sendo firmada com a Polícia Federal. Hoje compartilhamos mais um passo dado nesta caminhada, com o início – ainda neste ano – do projeto ‘Guardiões da Infância’ em nossa rede municipal de ensino. Agradeço a Polícia Federal pela parceria firmada e ao Ivan por toda a atenção ao Município. Seguimos com o trabalho de proporcionar segurança e qualidade de vida a todos”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.
Ações intensificadas para proteger a infância no ambiente digital e estimular a vida offline
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação e em articulação com outras secretarias e órgãos públicos, reforçou as ações para garantir que crianças e adolescentes usem a tecnologia de forma ética e segura, sem abrir mão de experiências fundamentais para o desenvolvimento fora das telas.
A iniciativa envolve formação para professores, alunos e pais, uma parceria com a Polícia Federal, incentivo a brincadeiras tradicionais, programas de atividades físicas, reformas de áreas de lazer e aplicação do Protocolo Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violação de Direitos, documento oficial do Município que orienta a prevenção e o atendimento a casos de violência, incluindo situações digitais como cyberbullying, aliciamento e adultização precoce.
A Prefeitura tem trabalhado na reestruturação e modernização da Secretaria de Educação, por meio de um projeto de lei que será enviado à Câmara. O plano envolve, dentre outras situações, questões sobre inteligência artificial.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Desde 2021, os professores da rede municipal já participam de formações sobre uso pedagógico de tecnologia, inteligência artificial e segurança online. As escolas também oferecem oficinas de informática para alunos do 1º ao 5º ano, conduzidas por monitores capacitados pela equipe pedagógica, com atividades conectadas ao currículo escolar e uma frente específica voltada à cidadania digital, abordando ética, respeito e cuidado no ambiente virtual. Professores e equipes escolares recebem orientações para identificar sinais de violência, entre eles cyberbullying, exposição indevida de imagem, adultização precoce e abuso sexual.
O Município recebe ainda mentoria do Governo Federal para implementação do Currículo Digital, que será implantado integralmente até agosto de 2026, seguindo a legislação vigente sobre tecnologia educacional.
No combate à violência digital e à exploração infantil, o Município atua em conjunto com Saúde, Assistência Social, Segurança, Conselho Tutelar, Ministério Público e Judiciário, seguindo o fluxo previsto no Protocolo Integrado de Atendimento às Crianças e Adolescentes em situação de Violação de Direitos, assinado em maio pelo prefeito Rafael Piovezan.
Por fim, para equilibrar o tempo de tela com atividades presenciais, Santa Bárbara mantém programas como o Brinca SBO, a Colônia de Férias e campeonatos escolares, além de investir na reforma e revitalização de praças, quadras e áreas de lazer. Outro destaque é o QualiVida, política pública que prevê o uso de áreas públicas do município para a prática de atividades físicas orientadas por professores, incentivando hábitos saudáveis e fortalecendo o uso dos espaços públicos como ponto de encontro e integração entre gerações.

Anúncio