Câmara aprova educação empreendedora em escolas de Americana

Câmara aprova educação empreendedora em escolas de Americana

Postado em 01/10/2025 , por Patrícia di Sanctis

Anúncio

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana (SP) aprovaram na terça-feira (30) o projeto de lei nº 96/2025, que cria princípios gerais de políticas públicas sobre educação empreendedora no município. A proposta, de autoria do vereador Lucas Leoncine (PSD), recebeu aprovação unânime em primeira discussão durante sessão ordinária no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

A iniciativa propõe políticas educacionais relacionadas ao empreendedorismo, com o objetivo de preparar jovens para agir de forma proativa em suas vidas e na sociedade.

O projeto prevê debates no plano municipal de educação, elaboração de projetos pedagógicos e participação em programas estaduais, federais e parcerias com universidades, empresas e instituições do terceiro setor.

 

Erradicação da Leucena

 

Também foi aprovado em primeira discussão, com emenda, o projeto de lei nº 99/2025, de autoria do vereador Gualter Amado (PDT). A proposta cria o Plano de Erradicação e Substituição da Leucena, planta exótica que ameaça a vegetação nativa e prejudica áreas degradadas.

O texto prevê mapeamento das áreas afetadas, planejamento estratégico de substituição, recuperação de ecossistemas nativos, educação ambiental e participação da comunidade. A proposta também proíbe o plantio, comércio, transporte e produção da Leucena, com multa de R$ 1 mil em caso de descumprimento.

 

Feira de empregos Emprego Já

 

Os parlamentares aprovaram em primeira discussão, com emenda, o projeto de lei nº 122/2025, da vereadora Jacira Chavare (Republicanos), que inclui no calendário oficial de Americana a feira de empregos Emprego Já!.

 

Campanha Junho Violeta

 

Foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei nº 102/2025, de autoria do vereador Marcos Caetano (PL), que institui a campanha Junho Violeta no município. A iniciativa tem foco na conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

 

Arraiá da Fé no calendário

 

Em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei nº 101/2025, também de autoria de Marcos Caetano, que inclui o evento Arraiá da Fé no calendário oficial de Americana.

 

Novas denominações

 

Foram aprovadas denominações de praças e vias públicas em primeira discussão. Entre elas:

 

  • Praça Armando Faion, no Jardim Quatro Estações, proposta pela vereadora Talitha De Nadai (PDT).
  • Rua Vereador Celso Zoppi, no Parque Residencial Jair Faraone Zanaga 2, proposta da vereadora Professora Juliana (PT).
  • Praça Maria Magdalena Gallo Lahr, no Jardim Quinta dos Romeiros, autoria do vereador Fernando da Farmácia (PSD).
  • Praça Celso Luiz de Freitas, também no Jardim Quinta dos Romeiros, autoria de Fernando da Farmácia.

 

Projetos adiados

 

Foram solicitados pedidos de vista para o projeto de lei nº 103/2025, do vereador Juninho Dias, que cria o selo “Empresa Amiga da Primeira Infância”, e para o projeto nº 123/2025, de Lucas Leoncine, que denomina Rua Padre Isaías Baptistella no Parque Residencial Jair Faraone Zanaga 2.

 

Requerimentos e moções

 

Os vereadores aprovaram uma série de requerimentos com pedidos de informações sobre saúde, educação, abastecimento de água, transporte, lazer e infraestrutura. Também foram aprovadas moções de aplauso a policiais militares, atletas, projetos culturais e eventos gastronômicos.

 

Indicações

 

Foram apresentadas 251 indicações que serão encaminhadas ao Executivo para análise e atendimento. A relação completa está disponível no site oficial da Câmara, neste link.

 

Próxima sessão

 

A próxima sessão ordinária da Câmara de Americana será realizada na terça-feira (07), às 14h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Foto: Câmara de Americana
Câmara aprova educação empreendedora em escolas de Americana

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio