A Polícia Civil de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (1) uma nova etapa do programa SP Mobile, que tem como foco a recuperação de celulares roubados e furtados em todo o Estado. Nesta fase, cerca de 1,5 mil alertas foram enviadas para pessoas que estão em posse de aparelhos com restrição criminal.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Notificações e prazos
As mensagens foram disparadas após cruzamento de informações de boletins de ocorrência com dados das operadoras de telefonia. Quem receber o alerta terá três dias para comparecer à delegacia e comprovar a legalidade do celular ou realizar a devolução voluntária.
Caso não haja atendimento à intimação, a pessoa poderá responder por crime de receptação, dependendo do caso. O Núcleo Estratégico Interdisciplinar do sistema SP Mobile informou que, em fases anteriores, a maioria dos notificados alegou ter adquirido o aparelho de terceiros ou em estabelecimentos comerciais, sem conhecimento da origem ilícita.
Ações de fiscalização
Além das notificações, a Polícia Civil realiza buscas autorizadas pelo Judiciário e fiscalizações em pontos de venda de eletrônicos. O objetivo é identificar receptadores e desarticular redes criminosas de revenda de celulares.
Resultados anteriores de alertas
Em setembro, a mesma operação resultou na recuperação de quase 300 aparelhos que foram devolvidos às vítimas. A jovem Gabrielly Furtado, de 25 anos, relatou que não acreditava mais que teria o celular de volta.
O coordenador do SP Mobile, Rodolfo Latif Sebba, reforçou a importância de registrar o Imei no boletim de ocorrência. Ele explicou que esse dado, presente na caixa do aparelho ou na nota fiscal, é essencial para que o celular seja localizado e devolvido ao dono.
Quase 4 mil celulares já devolvidos
O SP Mobile é o primeiro sistema estadual a integrar ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares. O projeto começou na capital e, desde junho, está ativo em todo o estado.
De lá para cá, mais de 8 mil celulares foram recuperados, sendo 3,8 mil já devolvidos aos legítimos donos. De janeiro a agosto deste ano, 173,3 mil celulares foram furtados ou roubados em São Paulo, número 5% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 181,5 mil casos.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Polícia Civil

Anúncio