A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (14) o envio de equipe técnica ao Paraná para apurar a origem do apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal durante a madrugada. O problema foi causado por um incêndio na subestação Bateias, operada pela Copel.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Ação da Aneel
Segundo a agência, a equipe fará inspeção in loco na subestação afetada e instaurará processos de fiscalização para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos. O Operador Nacional do Sistema (ONS) confirmou que a interrupção foi causada pelo incêndio, sem relação com falta de energia.
Restabelecimento do fornecimento
O ONS informou que a energia foi restabelecida em uma hora e meia nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto na Região Sul o fornecimento voltou duas horas e meia após o apagão.
Esclarecimento do governo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão decorreu de problema técnico na infraestrutura e não falta de energia. Segundo ele, o país tem abundância de energia, diferenciando o episódio de apagões históricos de 2001 e 2021.
“Hoje, não houve falta de energia, mas sim um problema na transmissão ocasionado pelo incêndio. É importante que a população compreenda a diferença”, destacou o ministro.
Diversas cidades do país registram apagão esta madrugada; Americana é atingida
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Com informações da Agência Brasil | Foto: Corpo de Bombeiros PR

Anúncio