A Cidade Mirim de Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira”, localizada no Centro Social Urbano (CSU) em Santa Bárbara d’Oeste (SP), recebeu nesta segunda-feira (20) a visita de representantes da Secretaria de Trânsito e Transporte de São José do Rio Preto (SP).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
O encontro teve como objetivo conhecer o projeto de educação no trânsito desenvolvido, considerado referência na região, e promover a troca de experiências para ampliar ações educativas em outras cidades.

A coordenadora de campo do Departamento de Educação para o Trânsito de São José do Rio Preto, Natália Curti, elogiou a estrutura e o formato fixo do projeto.
“A nossa minicidade de trânsito é itinerante e nosso sonho é ter um espaço fixo aonde as escolas vão até nós e a gente consiga elevar a educação de trânsito de uma maneira mais ampla, lúdica e divertida. Já visitamos diversas cidades, como São Paulo, Santos, Ribeirão, Botucatu, Sorocaba. Aqui foi a primeira minicidade com carros elétricos, vocês estão de parabéns”, disse a coordenadora.
A auxiliar e monitora Brenda Taparo ressaltou que o projeto realmente é um diferencial. “Dá para se concentrar mais nas leis do trânsito e focar na parte de pedestre que é muito importante”, completou.
O diretor de Educação de Trânsito de Santa Bárbara d’Oeste, Paulo Caetano, explicou que a proposta é formar multiplicadores entre os alunos visitantes. “Aqui as crianças vivenciam o trânsito em sua essência, participam de forma ativa sendo condutores e pedestres, na teoria e na prática”, concluiu o diretor.
Como funciona a Cidade Mirim
A experiência na Cidade Mirim começa com o transporte no micro-ônibus “Canarinho”, caracterizado com a identidade do projeto e som de alarme que encanta os visitantes.

Após as orientações teóricas, os alunos participam da parte prática com uma frota composta por cinco carros elétricos, dez bicicletas e quatro motocicletas adaptadas. Ao final, recebem carteira de habilitação mirim e certificado de participação.
A Cidade Mirim completa nove anos de atuação em novembro, com cerca de 28 mil crianças atendidas desde 2016. A iniciativa é da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das Secretarias de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Sesetran) e de Educação.
As escolas públicas e particulares interessadas, além de entidades da região, podem agendar visitas gratuitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3463-5233.
Cidade Mirim de Trânsito ganha micro-ônibus reformado para alunos
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de S. Bárbara

Anúncio