Projeto ambiental de Americana forma quase 7 mil alunos em 2025

Projeto ambiental de Americana forma quase 7 mil alunos em 2025

Postado em 04/11/2025 , por Patrícia di Sanctis

Anúncio

O projeto “Navegando nas Águas do Conhecimento”, desenvolvido no Reservatório de Salto Grande, já beneficiou 6.798 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Americana (SP) em 2025. As atividades educativas ocorreram ao longo do ano e reforçam a importância do saneamento básico, da preservação dos recursos hídricos e do cuidado com o meio ambiente.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

Realizado pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) com o apoio da Associação Barco Escola da Natureza, das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, da CPFL Renováveis e de outros parceiros, o projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre o ciclo da água e o impacto das ações humanas no meio ambiente.

Durante as visitas, as crianças conhecem o caminho percorrido pela água até chegar tratada às torneiras e o processo de retorno do esgoto limpo ao meio ambiente.

 

Resultados por mês

 

O levantamento mostra que o projeto alcançou milhares de alunos em diferentes períodos:

 

  • Fevereiro: formação de professores, com 78 participantes.

  • Março: atendimento aos alunos das Emeis Carandá, Cunhataí, Jacina e Patativa, além das Casas da Criança Manacá e Araúna, totalizando 594 estudantes.

  • Abril: atividades nas Emeis Bacuri, Potira, Manaí, Patativa, Paturi, CECI, Corimbó, Sabiá e Tangará, e nas Casas da Criança Arapiranga, Manacá, Maíra, Graúna e Curió, beneficiando 973 estudantes.

  • Maio: participação das Casas da Criança Curió, Araúna, Graúna, Jaguari e Urupê, da Emei CECI e da EMEF Darcy Ribeiro, com 884 estudantes.

  • Junho: envolvimento das EMEFs Darcy Ribeiro e Paulo Freire e das Casas da Criança Taraguá e Arapiranga, somando 795 estudantes.

  • Julho: atividades com alunos das Casas da Criança Taraguá e Panamby e da instituição Tempo de Viver, atendendo 324 estudantes.

  • Agosto: participação das EMEFs Paulo Freire e Milton Santos, com 1.135 estudantes.

  • Setembro: continuidade das ações nas EMEFs Milton Santos e Florestan Fernandes, com 1.127 estudantes.

  • Outubro: encerrando o período, o projeto contemplou alunos das EMEFs Florestan Fernandes e Jonas Corrêa, dos CIEPs Philomena Magaly e Maria Nilde, do CAIC e da Casa da Criança Tahira, totalizando 966 estudantes.

 

O superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, ressaltou que a educação ambiental é fundamental para o futuro sustentável. “As crianças são multiplicadoras do conhecimento e levam para casa o que aprendem aqui, ajudando a conscientizar suas famílias sobre o uso responsável da água e o cuidado com o meio ambiente“, afirmou.

O projeto segue em andamento, fortalecendo a conscientização sobre o uso consciente da água e o papel essencial do saneamento básico para a qualidade de vida da população.

 

Após crise hídrica, Chico Sardelli troca comando do DAE

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Foto: Prefeitura de Americana
Projeto ambiental de Americana forma quase 7 mil alunos em 2025

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio