O Governo de São Paulo realiza neste sábado (8) o Dia D de Mobilização Estadual contra a Dengue, envolvendo municípios e população em todo o estado para reforçar ações preventivas e eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Até quarta-feira (5), o Estado registrou mais de 3 milhões de casos e 1.102 óbitos por dengue, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).
Ações e recomendações
A mobilização estadual envolve mutirões de limpeza, visitas domiciliares, palestras em escolas e unidades de saúde, além da distribuição de materiais educativos. As vigilâncias epidemiológicas estadual e municipais coordenam as atividades.
As equipes de saúde devem identificar e eliminar criadouros, orientar a população e fortalecer a prevenção, especialmente em áreas com aumento de temperatura, umidade e chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito.
“É fundamental mobilizar a sociedade e os municípios neste Dia D. O combate aos criadouros do mosquito exige a união de todos, o que contribui diretamente para a redução dos casos da doença”, afirmou Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Vacina contra a dengue
O Instituto Butantan desenvolve a Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra os quatro sorotipos de dengue. Estudos internacionais mostram 79,6% de eficácia para prevenir casos sintomáticos e 89% de proteção contra formas graves da doença. A vacinação ainda aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Informações e dúvidas
O Governo de SP disponibilizou o portal “Dengue 100 Dúvidas”, com perguntas frequentes sobre dengue, Zika e chikungunya, para orientar a população e desmistificar fake news. O acesso está disponível em www.dengue100duvidas.sp.gov.br.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Governo de SP
Anúncio


