A Guarda Municipal de Americana (Gama) ampliou os investimentos em tecnologia de segurança pública, com o uso de drone avançado e futura operação com cão-robô.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A corporação já utiliza a Muralha Digital, sistema de videomonitoramento que auxilia na investigação e na prevenção de crimes no município.
Drone reforça patrulhamento aéreo
O drone DJI Matrice 3TD atua no Patrulhamento Aéreo com mapeamentos, inspeções e monitoramentos de segurança. Americana foi a segunda cidade do Brasil e a primeira do Estado de São Paulo a implantar esse modelo na segurança pública.
Americana recebe drone inédito em SP para reforçar segurança
O equipamento possui três câmeras, incluindo grande-angular, telefoto e termográfica. O drone opera em um raio de até 10 km e alcança 500 metros de altura.
O dispositivo realiza zoom de até 56 vezes e possui alta resolução, com 8K para fotos e 4K para vídeos. O sistema também conta com sensores ambientais, visão tipo olho de peixe, monitoramento de pouso e decolagem e supervisão automática do voo.
O prefeito Chico Sardelli afirmou que os investimentos ampliam a proteção aos moradores e fortalecem o trabalho diário dos patrulheiros.
“A população quer ter segurança para andar na rua, estar com a família, e não tenho dúvidas de que é isso que está acontecendo em Americana, com grandes investimentos em segurança e tecnologia. Esse equipamento veio para somar ao excelente trabalho desempenhado pela Gama na proteção dos americanenses“, destaca o prefeito.
Operação automatizada com estação inteligente
O drone funciona integrado à DJI Dock 2, estação compacta que permite decolagem, pouso e recarga automáticos. O equipamento possibilita patrulhamento contínuo, com rotas programadas e monitoramento em locais de baixa visibilidade.
As imagens são acompanhadas em tempo real pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e pelas equipes nas viaturas e na base móvel.

O drone também atua em grandes eventos, prédios públicos e áreas com intenso fluxo de pessoas. A doação do equipamento ocorreu por meio de articulação entre o Gabinete da Prefeitura e a empresa Dom Urbanismo.
O comandante Marco Aurélio da Silva destacou que a inovação integra o processo de modernização iniciado em 2021.
“Sempre buscamos o que há de melhor para a segurança do nosso município, tornando a cidade de Americana uma das pioneiras no uso dessa tecnologia“, ressalta o comandante da corporação.
Cão-robô será incorporado à segurança
A Gama está em fase de licitação para aquisição de um cão-robô, um quadrúpede biônico que imita movimentos de um cão usando inteligência artificial, sensores e motores para mapear áreas, seguir pessoas e operar em terrenos complexos.

O cão-robô também terá função educacional, aproximando crianças da tecnologia e da segurança pública. É mais um passo importante rumo a uma cidade mais protegida, moderna e conectada.
Segundo o comandante da Gama, o equipamento vai atuar integrado à Muralha Digital, ampliando a capacidade de monitoramento em toda a cidade.
“Com tecnologia avançada, ele será capaz de identificar procurados pela Justiça e veículos envolvidos em crimes, além de apoiar os guardas municipais em locais de difícil acesso, oferecendo uma atuação terrestre precisa, segura e eficiente“, finalizou.
Guarda Municipal de Americana passará a contar com cão-robô no combate à criminalidade
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Fotos: Prefeitura de Americana
Anúncio


