A Faculdade de Americana (FAM) protocolou pedido de credenciamento para se tornar Centro Universitário, durante a Convenção FAM, realizada na segunda-feira (19).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
O evento reuniu cerca de 200 professores e marcou a terceira edição da Convenção FAM, voltada ao alinhamento do ano letivo de 2026.
O anúncio foi feito pelo diretor geral da FAM, Gustavo Azzolini, durante a programação da convenção.
O pedido foi protocolado junto ao Ministério da Educação (MEC), após a conclusão de uma auditoria interna conduzida por empresa especializada no setor educacional.
Indicadores superam exigências do MEC
A auditoria constatou que a FAM atende plenamente aos requisitos exigidos para a mudança de categoria institucional. Entre os critérios estabelecidos pelo MEC está a exigência de mínimo de 20% do corpo docente em regime de dedicação integral.
Outro requisito é que ao menos 30% dos professores sejam titulados como mestres e doutores. Atualmente, a FAM apresenta 25% do corpo docente em dedicação integral e 62% de mestres e doutores.
O índice de titulação é mais que o dobro do percentual mínimo exigido e está acima da média nacional.
Mais autonomia acadêmica e novos cursos
Com o credenciamento como Centro Universitário, a FAM passará a ter maior autonomia acadêmica e administrativa. A mudança permitirá criar e autorizar novos cursos de graduação sem a necessidade de processos longos junto ao MEC.
Hoje, o processo de autorização de um novo curso pode levar mais de dois anos.
Gustavo Azzolini destacou a importância estratégica dessa autonomia para o futuro da instituição. “Diante das rápidas transformações do mercado de trabalho, do surgimento constante de novas profissões e do impacto crescente da Inteligência Artificial na formação profissional, essa autonomia é considerada estratégica para a instituição”, afirmou.
Segundo ele, a mudança permitirá maior agilidade na adequação da oferta acadêmica às demandas da sociedade e do setor produtivo.
O diretor acrescentou que a iniciativa fortalece o papel da FAM no desenvolvimento regional e nacional.
Formação docente em pauta
Durante a convenção, os professores também participaram de uma palestra com a Mestre em Educação e palestrante Karina Nones Tomelin.
O tema abordado foi o papel do professor nos dias atuais, refletindo sobre os desafios contemporâneos da educação.
FAM recebe mais de 1,3 mil candidatos na Prova de Bolsas 2025
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: FAM
Anúncio


