Santa Bárbara d’Oeste (SP) registrou em 2025 o menor número de homicídios e roubos de toda a sua história, segundo dados oficiais divulgados na sexta-feira (30).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
As informações foram publicadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) e confirmam também a menor marca histórica de roubos gerais e roubos de veículos.
Com duas ocorrências em todo o ano, o município alcançou o menor número de homicídios entre as cinco cidades da região.
Santa Bárbara d’Oeste apresentou ainda a menor taxa de homicídios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), considerando cada 100 mil habitantes.
No cenário estadual, o município registrou a terceira menor taxa de homicídios do Estado de São Paulo.
Indicadores históricos
O levantamento aponta que Santa Bárbara d’Oeste completou sete anos consecutivos sem registro de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
O município também alcançou o oitavo ano seguido sem registro de roubos a banco.
O prefeito Rafael Piovezan destacou que os resultados são fruto de planejamento, investimentos contínuos e integração das forças de segurança.
“Alcançamos, mais uma vez, os melhores índices de segurança em nossa história. Isso tudo é fruto de um amplo trabalho, com investimentos contínuos em nosso Município e de muito planejamento junto às demais forças de segurança. Somos hoje uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo e do Brasil. Desde que iniciamos o nosso trabalho à frente da Prefeitura, realizamos a maior contratação de guardas municipais da história, adquirimos novos armamentos e equipamentos, temos o maior número de viaturas que patrulham a nossa cidade em todos estes anos e implantamos um sistema de videomonitoramento com a Muralha Digital. Somos referência e vamos avançar ainda mais em 2026. Tudo isso é qualidade de vida”, afirmou o prefeito.
Investimentos em segurança
Desde 2021, a Prefeitura adquiriu 25 novas viaturas, entre veículos e motocicletas, para a Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.
O investimento incluiu 212 pistolas, seis carabinas CTT calibre .40, 10 espingardas calibre 12 e seis fuzis calibre 5.56.
Também foram adquiridas armas incapacitantes de choque, granadas anti tumulto e equipamentos de proteção, ampliando a capacidade operacional.
Para 2026, está prevista a aquisição de novos armamentos, granadas e equipamentos de controle, fortalecendo a estrutura da corporação.
Videomonitoramento integrado
A Prefeitura ampliou o sistema de videomonitoramento com a implantação da Muralha Digital em 21 pontos estratégicos. Atualmente, o município conta com 264 câmeras, entre equipamentos fixos, do tipo PTZ e OCR.
Já estão em andamento os processos para nova ampliação, com a meta de alcançar 400 equipamentos.
O sistema é integrado às cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ampliando a capacidade de prevenção e resposta.
A atuação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil reforça o combate à criminalidade.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de S. Bárbara
Anúncio


