Tentativa do PT de derrubar comissão de estudos da concessão do DAE fracassa na justiça

Tentativa do PT de derrubar comissão de estudos da concessão do DAE fracassa na justiça

Postado em 12/03/2025

Anúncio

A vereadora professora Juliana (PT) e a ex-candidata a vereadora Maria Galhani (PSOL) perderam na justiça ao tentarem derrubar a Comissão formada pela prefeitura de Americana para receber estudos de viabilidade para uma possível concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE). A ação foi movida apenas em nome de Juliana, mas anunciada e promovida pelas representantes dos dois partidos.

Em uma decisão desta terça-feira (11), a juíza Fabiana Calil Canfour de Almeida negou o pedido de tutela de urgência para suspender os trabalhos da comissão. Cabe recurso.

Em um trecho da decisão, a magistrada afirma que estudos não significam a concessão de fato. “A criação da comissão não importa de maneira direta na celebração da concessão do serviço público, autorizando exclusivamente o recebimento de estudos de viabilidade técnica, econômica e jurídica com objetivo futuro e não vinculado a esta função, de estruturação destes projetos voltados para a concessão do sistema de abastecimento. A finalidade em princípio, é de análise, compilação de estudos e formatação, e não de concessão”.

No último dia 26, a prefeitura criou uma comissão de avaliação, seleção e aprovação de projetos destinados ao Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, visando o recebimento de estudos de viabilidade técnica, econômico, financeira e jurídica, destinados à estruturação de projetos de concessão do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Município de Americana.

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

A criação da comissão não significa a imediata concessão do sistema da abastecimento de água e esgoto de Americana. Caso a prefeitura decidida pela concessão, ainda será necessário mais dois passos para que, de fato, os serviço seja concedido. Primeiro a revogação da proibição de se conceder o serviço de água  (isso já foi feito para o serviço de esgoto) e, segundo, aprovar o projeto da concessão. As duas propostas são discutidas e votadas pela Câmara de Vereadores do município.

 

Postado em 12/03/2025

Categorias: Política Regional

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio