Anúncio
As cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste (SP) receberam nesta terça-feira (25) o Prêmio Excelência Educacional, ação do Governo do Estado de São Paulo que reconhece os municípios que se destacaram na alfabetização de crianças.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
O Prêmio Excelência Educacional integra o programa Alfabetiza Juntos SP e é concedida às redes de ensino municipais que atingiram as metas na avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), avançando na Avaliação da Fluência Leitora.
A entrega da premiação ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo, contando com a presença do governador Tarcísio de Freitas, secretários estaduais, deputados, entre outras autoridades do Estado.
O prefeito de Americana, Chico Sardelli, celebrou a conquista dizendo que está diariamente trabalhando para fazer o melhor pelas crianças e adolescentes, e este prêmio coroa um esforço coletivo.
Com a conquista, quatro escolas da rede municipal vão receber recursos em dinheiro diretamente do governo estadual:
- Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) Anísio Spínola Teixeira (São Jerônimo) e Philomena Magaly Makluf Rossetti (São Vito)
- As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Milton Santos (Parque Dom Pedro II) e Florestan Fernandes (Morada do Sol).
Representando o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, esteve presente na cerimônia.
A rede municipal de Ensino barbarense foi premiada pelos desempenhos de 15 escolas:
- CIEP “Angelica Sega Tremacoldi” (Jardim das Orquídeas)
- Emefei “Profª Antônia Dagmar de A. Rosolen” (Vila Sartori)
- Emefei “Prof. Augusto Scomparin” (Jardim Mariana)
- CIEP “Carmelina Pellegrino Cervone” (Zabani)
- CIEP “Dom Eduardo Koaik” (Planalto do Sol II)
- ADI “Dr. Euvaldo de Q. Dias” (Jardim Esmeralda)
- ADI “Geraldo Rocha Campos” (Vila Linópolis)
- Emefei “Profª. Gessi Terezinha B. Carneiro” (São Joaquim)
- Emefei “Profª. Iraídes Ferreira Lourenço” (Jardim Pérola)
- CAIC “Irmã Dulce” (Santa Rita de Cássia)
- Emefei “Profª. Maria Augusta C. C. Bilia” (Parque Planalto)
- Emefei “Profª. Maria Regina B. Carpim” (Jardim Europa I)
- Emefei “Profª. Rosa Lee Carr Conti” (Vila Siqueira Campos)
- Emefei “Profª. Ruth Garrido Roque” (Parque Olaria)
- Emefei “Profª. Sônia Bataglia Cardoso” (Parque Santa Rosa I)
A secretária de Educação destacou que a premiação marca positivamente o lugar que cada professor e educador ocupam neste processo de aprendizagem. “Atendendo o planejamento e as diretrizes do prefeito Rafael Piovezan, a Secretaria de Educação tem realizado um trabalho cuidadoso em toda a rede, garantindo o direito de aprender das crianças, envolvendo a comunidade escolar, gestão escolar, equipe de apoio e sala de aula. É motivo de muito orgulho e felicidade este resultado alcançado”, comentou Tânia Mara.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o investimento total na premiação, distribuído entre as escolas, será de R$ 80 milhões – o Excelência Educacional reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades.
Alfabetiza Juntos SP
O Alfabetiza Juntos SP é um programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização. Apenas no ano passado, o Governo de São Paulo investiu R$ 300 milhões na iniciativa. As prefeituras podem aderir a uma ou mais ações do programa, que incluem a formação de professores (já adotada por 638 cidades), a Avaliação de Fluência Leitora (645 municípios participantes), a distribuição de material didático padronizado (509 municípios) e o uso da plataforma de leitura e disponibilização de obras literárias online Elefante Letrado (343 municípios).
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto Ilustrativa: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
Anúncio