Anúncio
Requalificar o Centro de Americana é mais do que uma intervenção urbana. É um passo decisivo para reposicionar a cidade diante dos desafios do nosso tempo. É uma demonstração clara de que estamos prontos para planejar o futuro com ousadia, responsabilidade e visão estratégica.
Nesta semana, o prefeito Chico Sardelli apresentou o projeto Novo Centro, que propõe mudanças estruturais no nosso Plano Diretor com o objetivo de transformar a região central em um polo de moradia, comércio e desenvolvimento econômico. Tenho orgulho de dizer que participei ativamente da construção dessa proposta — discutida com técnicos, estudada por meses e lapidada com base em experiências bem-sucedidas de outras cidades que enfrentaram o mesmo desafio: o esvaziamento do centro urbano.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Hoje, Americana se soma a um movimento global de cidades que entenderam que o centro não pode ser um território esquecido. Ao contrário: ele deve ser o coração pulsante da vida urbana. Mas para isso, é preciso romper com amarras legais ultrapassadas, dar espaço à inovação e criar as condições para que as pessoas queiram — e possam — viver, investir e consumir nessa região.
As medidas que propomos são técnicas, mas com enorme impacto prático. A ampliação da taxa de ocupação e do índice de aproveitamento, por exemplo, permite construções mais robustas e viáveis. A flexibilização das regras de estacionamento abre espaço para projetos mais compactos, modernos e acessíveis. E os incentivos fiscais, como a isenção de taxas e contrapartidas, tornam o centro competitivo e atrativo para quem quer construir ou empreender.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Não se trata apenas de mudar regras urbanísticas. Trata-se de pensar a cidade como um organismo vivo. Com mais gente morando no Centro, ganhamos vida nas ruas, mais segurança, mais consumo, mais dinamismo. Ganhamos identidade urbana. Ganhamos autoestima.
O prefeito Chico teve coragem de tirar esse projeto do papel. Coragem para propor mudanças que mexem em estruturas antigas, coragem para romper com o conformismo, coragem para colocar Americana no rumo certo. O Novo Centro é, acima de tudo, uma escolha por um futuro melhor. E é esse futuro que estamos construindo agora — com planejamento, com técnica, com responsabilidade.
E com a certeza de que Americana não pode mais perder tempo.
Franco Sardelli, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Americana
Anúncio