A Prefeitura de Americana (SP) deu início nesta segunda-feira (5) à programação das campanhas “Maio Laranja” e “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, com ações nos bairros São Jerônimo, Jardim Guanabara e Vila Mathiensen, territórios atendidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A mobilização é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e apoiadores.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
As campanhas têm como foco a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento, lembrado em 18 de maio. A data foi instituída em memória do “Caso Araceli”, crime ocorrido em 1973.
“No mês de combate à violência sexual infantojuvenil, serão intensificadas ações de mobilização para alertar a população sobre os riscos, a legislação e as políticas públicas de proteção. A campanha é essencial para ampliar o debate e envolver toda a sociedade na erradicação desse tipo de crime“, destaca a secretária Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
Entre as atividades realizadas nesta segunda estiveram a “Caixa do desabafo e da proteção”, conduzida pelo SCFV da Diaconia São Judas Tadeu no São Jerônimo; a roda de conversa com adolescentes do SCFV da Cruzada das Senhoras Católicas, no Jardim Guanabara; e a oficina “Faça Bonito”, do SCFV do SESPA, na Vila Mathiensen.
Ao longo do mês, a programação inclui rodas de conversa sobre o papel dos adultos na proteção das crianças, exibição do vídeo educativo “Araceli”, oficinas temáticas, teatro, caminhada, panfletagem e ações artísticas da campanha.
Evento de formação:
As inscrições para o evento de formação e integração da rede protetiva foram prorrogadas até quinta-feira (8). O evento será realizado nos dias 13 e 15 de maio, das 8h às 12h, na Faculdade de Americana (FAM). O objetivo é capacitar os profissionais envolvidos na rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
13/05 (terça-feira) – Temas abordados:
– Revelação espontânea
– Escuta especializada
– Fluxo de atendimento à criança/adolescente vítima de violência sexual
– Relatório Padrão, Relatório Técnico e Ficha Y09
– Apresentação do fluxo pelos seguintes serviços: Hospital Municipal, Conselho Tutelar, Ministério Público, GAMA, Polícia Militar, CREAS, Instituto Médico Legal, CAPSi e Judiciário.
15/05 (quinta-feira) – Atividade prática:
– Simulação de atendimento com análise de caso real de violência sexual, preenchimento dos Relatórios Padrão e Técnico e da Ficha Y09.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Anúncio