A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré (SP) realizou mais de 500 mil atendimentos entre janeiro e abril de 2025, de acordo com o relatório do 1º quadrimestre apresentado na última semana, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde. A prestação de contas ocorreu no Centro Administrativo de Nova Veneza e foi conduzida por técnicos da pasta.
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Com uma média de 125 mil procedimentos por mês, os dados revelam a grande demanda e também os avanços no sistema de saúde da cidade. Somente na Atenção Primária, foram 227.454 atendimentos, incluindo consultas médicas, de enfermagem, odontológicas e visitas domiciliares feitas por agentes comunitários de saúde.
Já a rede de Urgência e Emergência respondeu por 210.191 atendimentos, com destaque para as UPAs Macarenko, Matão e Área Cura, o Pronto Atendimento do Maria Antônia e o Centro Integrado de Saúde (CIS) Nova Veneza. Juntas, essas unidades somaram cerca de 52 mil atendimentos mensais.
No Ambulatório de Especialidades, foram agendadas mais de 46 mil consultas no quadrimestre, com um pico de mais de 11 mil atendimentos em um único mês. A rede de saúde mental também foi bastante acionada, com mais de 10 mil atendimentos, que incluíram consultas médicas e de enfermagem, acolhimentos e atividades terapêuticas em grupo.
Mesmo com desafios, o relatório apontou avanços importantes, como a ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família, aumento no número de consultas multiprofissionais e intensificação das visitas domiciliares. Outro destaque foi o reforço na vacinação, principalmente contra a gripe e a Covid-19, com foco nos grupos prioritários.
“O primeiro quadrimestre de 2025 foi marcado por desafios importantes, mas também por conquistas expressivas. Os números demonstram a evolução da estrutura e da qualidade do atendimento na rede municipal”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli. Ele agradeceu o empenho das equipes e reforçou o compromisso com um atendimento cada vez mais humanizado.
As metas previstas na Programação Anual de Saúde (PAS) estão sendo acompanhadas de perto, e, segundo a secretaria, a maioria apresentou resultados positivos, com boas expectativas para o cumprimento integral até o fim do ano.
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Foto: Prefeitura de Sumaré

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