Prefeito Rafael desmente fake news sobre rompimento da represa

Prefeito Rafael desmente fake news sobre rompimento da represa

Postado em 04/02/2025

Anúncio

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) vêm a público esclarecer informações inverídicas que constam em vídeo divulgado por órgão de comunicação da cidade. O vídeo em questão afirma que houve rompimento da represa de Cillo, algo refutado por relatório técnico assinado por engenheiros.

O prefeito Rafael Piovezan publicou vídeo nas redes sociais reforçando que não houve rompimento e lamentando a fake news divulgada, em ato de profundo desrespeito às famílias atingidas, aos que estão se sensibilizando e ajudando com doações e também com cada profissional e servidor que está trabalhando neste processo de reconstrução.

Ao contrário do que foi publicado, o novo barramento contribuiu muito para que os estragos causados pela cheia do Ribeirão dos Toledos não fossem ainda piores. O relatório técnico aponta que com o expressivo volume de chuvas registrado na cidade nos últimos dias – 400 mm em uma semana – o nível da represa de Cillo aumentou em 1,70 m. Em virtude da grande vazão e elevação da altura do nível da água, parte do volume também verteu pela contenção lateral em gabião, que funciona como “vertedouro de segurança”. Isso não representa um rompimento, mas sim um desvio natural do fluxo da cheia.

Importante destacar que este Santa Bárbara d’Oeste configura-se como receptora das águas das cidades a montante (Capivari, Monte Mor e Sumaré), cujas localidades também foram gravemente atingidas pelo elevado índice pluviométrico, contribuindo sobremaneira para a elevação das represas que abastecem a cidade.

Vale ressaltar ainda que “rompimento” ocorre quando há falha estrutural, levando ao colapso da estrutura e liberação súbita e incontrolada do reservatório, fato que não aconteceu. Já a “transposição controlada” ocorre quando a água excede a cota do vertedouro e encontra um caminho alternativo de escoamento, sem comprometer a estrutura da barragem. Se houvesse rompimento, a barragem estaria vazia.

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Diante do alto volume de chuvas e da elevação do nível da represa, preventivamente o DAE monitora constantemente a barragem e suas estruturas associadas. Foram adotadas medidas de inspeção, controle e verificação estrutural, garantindo que não houvesse nenhuma anomalia que pudesse comprometer a segurança da obra ou da barragem. Em nenhum momento foi identificada falha estrutural ou risco de rompimento. O fluxo da cheia está sendo devidamente acompanhado e todas as medidas necessárias para mitigação de quaisquer riscos estão sendo adotadas. O fato de máquinas estarem no local demonstra responsabilidade e acompanhamento técnico contínuo, e não qualquer indício de colapso.

O prefeito Rafael Piovezan lamenta e repudia tal atitude, informando ainda que as ações judiciais já estão em andamento.

Postado em 04/02/2025

Categorias: Cidades Destaques

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio