Sumaré tem 2ª menor taxa de desemprego da RMC, aponta levantamento

Sumaré tem 2ª menor taxa de desemprego da RMC, aponta levantamento

Postado em 30/06/2025

Anúncio

Com taxa de 3,9% registrada em abril de 2025, Sumaré (SP) apresentou o segundo menor índice de desemprego da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ficando abaixo da média nacional de 6,6%.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

Os dados são da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo analisou a População Economicamente Ativa (PEA) e revelou que o município conta com 215.410 trabalhadores, dos quais 206.956 estão empregados.

 

Prefeitura destaca impacto de políticas públicas contra desemprego 

 

Para o prefeito Henrique do Paraíso, o número reflete o avanço das políticas de desenvolvimento de Sumaré que tem demonstrado grande capacidade de gerar empregos. “Com o segundo maior mercado consumidor da região de Campinas, nossa cidade atrai investimentos e amplia constantemente as oportunidades,” disse o prefeito.

Henrique também ressaltou o incentivo à formalização e à inclusão produtiva como parte da estratégia.

O vice-prefeito André da Farmácia reforçou a importância da qualificação. Nosso objetivo é preparar a população para as exigências do mercado de trabalho.”

Ele destacou a ampliação da oferta de cursos gratuitos de capacitação e o fortalecimento de ações voltadas à renda familiar e ao empreendedorismo.

 

Parcerias e capacitação profissional

 

Entre as iniciativas em andamento está o acordo com a organização internacional The Trust for the Americas, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), e à Microsoft. A parceria prevê cursos voltados à formação em competências digitais, com foco em jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Sumaré tem 2ª menor taxa de desemprego da RMC, aponta levantamento 1
Sumaré formalizou parceria com uma organização internacional

 

Outra ação de destaque foi a chegada das Carretas de Capacitação, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com o Fundo Social de Sumaré.

No último sábado (28), alunos receberam diplomas nas áreas de beleza pessoal, banho e tosa, soldagem e manutenção de motos. O objetivo é gerar qualificação prática e inserção no mercado formal.

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Foto: Prefeitura de Sumaré
Sumaré tem 2ª menor taxa de desemprego da RMC, aponta levantamento

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio