A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária do município, realizou, nesta quarta-feira (01), uma fiscalização no Depósito de Bebidas Saúde, na Avenida da Saúde, onde foram localizadas grandes quantidades de bebidas alcoólicas e alimentos em situação irregular.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Durante a ação, foram apreendidas garrafas de bebidas destiladas (cachaças, vodkas, licores), diversas caixas destes produtos de origem e procedência não conforme com a legislação sanitária, além de produtos alimentícios sem rótulo, sem prazo de validade ou com data já vencida, doces artesanais e outros itens embalados sem identificação.
O proprietário do estabelecimento não apresentou notas fiscais nem comprovou a origem de tais produtos, sendo preso em flagrante delito pela prática da infração prevista no artigo 7º, inciso IX, da Lei 8.137/90 (crimes contra as relações de consumo).
A equipe dos investigadores esteve junto aos trabalhos da vigilância sanitária, prestando apoio nas diligências e em atividade de polícia judiciária e defesa do consumidor. O local foi interditado e posteriormente descartado adequadamente pelo órgão municipal.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Após deliberação da autoridade policial, o indiciado foi encaminhado a cadeia pública de Sumaré e colocado a disposição do poder judiciário. A Polícia Civil do Estado de São Paulo continuará ativamente nas buscas de irregularidades que causam graves prejuízos a saúde pública.
Reforço na orientação
A Vigilância Sanitária esclarece que os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas recebem fiscalizações de rotina ou sempre que há necessidade de averiguação por denúncias. O setor reforça a importância de adquirir bebidas apenas em locais regularizados, para garantir a segurança e a saúde dos consumidores.
As operações têm se intensificado após registros recentes de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, ocasionada pelo consumo de bebidas adulteradas. Até o momento, o estado contabiliza cinco óbitos por suspeita de intoxicação: quatro casos seguem em investigação (três na capital e um em São Bernardo do Campo) e um foi confirmado na capital, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
A Prefeitura orienta a população a denunciar irregularidades por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), pelo telefone (19) 3475-9024 ou no site www.americana.sp.gov.br, especialmente em casos de suspeita de comércio irregular ou venda de bebidas alcoólicas com preços muito abaixo do mercado.

Anúncio