Cerca de 30 alunos do 8º ano da Escola Estadual Maestro Germano Benencase, no Jardim Alvorada, participaram do Projeto Câmara Jovem 2025 nesta quinta-feira (16), simulando uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Americana (SP).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Durante a atividade, os estudantes atuaram como vereadores por um dia, debatendo questões do cotidiano e apresentando indicações de própria autoria no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.
A sessão simulada encerrou o projeto, que ao longo do ano trabalhou diferenças entre os três poderes, o papel do vereador e atividades interdisciplinares para desenvolver senso crítico e debate em Plenário.
Atividades e condução da sessão
A mesa diretora da simulação foi composta por Felipe Talasso Belo (presidente), Guilherme Henrique Mendes Bernava (primeiro secretário) e Maria Eduarda Silva Ribeiro (segunda secretária). Seis indicações foram debatidas pelos jovens parlamentares, todas aprovadas por unanimidade:
- Instalação de postos policiais em regiões da cidade e aumento de vigilância, proposta por Felipe Talasso Belo.
- Construção de uma quadra poliesportiva na escola, proposta por Miguel Tedesco Cardoso.
- Alteração do posicionamento do ponto de ônibus próximo à escola, proposta por Gabriel Neris Gorzoni.
- Ações para coibir queimadas em Americana, proposta por Paulo André Militão.
- Reparos no asfalto de ruas do Jardim Alvorada, proposta por Richar Kawan de Castro.
- Contratação de profissionais de saúde para o Posto de Saúde da Família (PSF) do Jardim Alvorada, proposta por Vitoria Macedo Alves de Oliveira.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, Léo da Padaria (PL), destacou a importância da participação dos jovens e a possibilidade de influenciarem o futuro da cidade.
“No passado também estudei na mesma escola de vocês. Hoje sou vereador e presidente da Câmara. Vocês também podem aproveitar as oportunidades para no futuro trabalharem por uma cidade melhor”, afirmou.
A etapa da sessão simulada contou ainda com visita guiada sobre a história de Americana e da Câmara Municipal. Ao final, os alunos receberam certificados de participação.
Leoncine sugere controle de velocidade na Avenida Campos Salles
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Câmara de Americana

Anúncio