Anúncio
Uma ação entre a prefeitura e a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste (SP), transformou alunos de redes municipais em agentes contra a dengue. O projeto “Brigada de Alunos para Combater Focos de Aedes Aegypti”, visa formar cidadãos mais conscientes e combater de forma efetiva os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Com a participação do Departamento de Vigilância em Zoonoses e da Secretaria de Educação, alunos dos 4ºs e 5ºs anos (ciclo II) da Rede Municipal de Ensino formaram brigadas compostas por duas pessoas e um representante adulto de cada sala para realizar as ações de combate em diversas unidades escolares.
Entre elas, estão os CIEPs “Leonel Brizola”, “Carmelina”, “Dom Eduardo” e “Padre Victório Freguglia”, além das Emefeis “Maria Regina Carpim”, e “Iraídes” e ADI “Euvaldo”.
As brigadas recebem orientação técnica da Divisão de Controle de Vetores, além de materiais para coleta de larvas, como pipetas e tubos de ensaio. As amostras são analisadas posteriormente no Laboratório Entomológico da cidade.
O projeto inclui um cronograma de inspeções e produção de relatórios sobre os focos encontrados e as medidas adotadas.
A formação inicial das brigadas está sendo realizada no Centro Ecológico de Santa Bárbara (CESB), com encontros programados até dia 9 de maio, totalizando a participação de 80 alunos e 10 adultos.
Além de conscientizar a comunidade escolar, a ação visa reforçar a importância da inspeção regular e da eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
As brigadas também acompanham o trabalho dos Agentes de Controle de Endemias durante inspeções nas unidades escolares, promovendo a troca de experiências e fortalecendo a educação em saúde no Município.
Para mais informações sobre as ações e serviços, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas. O Departamento de Vigilância em Zoonoses está localizado na Estrada da Cachoeira, 1.365, bairro São Joaquim.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de S. Bárbara
