Americana capacita comitê para atendimento às mulheres vítima de violência

Americana capacita comitê para atendimento às mulheres vítima de violência

Postado em 05/02/2026 , por Patrícia di Sanctis

Anúncio

A Prefeitura de Americana (SP) promoveu capacitação sobre o Protocolo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência para integrantes do Comitê Americana por Elas, nessa quarta-feira (4), com foco na qualificação do atendimento e no fortalecimento da política pública de proteção.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

A formação ocorreu na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, responsável pela iniciativa, e abordou processos de monitoramento, avaliação, organização de dados e padronização dos atendimentos.

 

Formação técnica do protocolo

 

A capacitação foi conduzida pela professora doutora Bia de Carvalho, da empresa Duas Andorinhas, responsável pela sistematização dos procedimentos padronizados do protocolo.

Segundo a coordenadora dos Direitos Humanos, Cibele Ascari, a formação tem papel estratégico no aprimoramento dos serviços prestados no município.

As abordagens visam o aprimoramento e a melhoria do trabalho desenvolvido no município no atendimento às mulheres. Os processos de monitoramento e avaliação são instrumentos estratégicos para a qualificação dos serviços e o aperfeiçoamento da tomada de decisões na gestão pública”, afirmou Cibele.

 

Política pública de enfrentamento

 

O Protocolo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência foi lançado no dia 28 de novembro pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Programa Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Promoção da Equidade de Gênero – Americana por Elas.

A iniciativa conta com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, a implantação do protocolo representa avanço na política pública municipal.

A implantação do Protocolo de Atendimento foi um avanço para as políticas públicas de atendimento e proteção dos direitos das mulheres em situação de violência, uma prioridade da gestão do prefeito Chico Sardelli”, explicou Juliani.

A secretária destacou ainda que a formação da rede de atendimento, o monitoramento contínuo dos fluxos setoriais e a revisão do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres integram as ações de aprimoramento.

O Protocolo de Atendimento para Mulheres em Situação de Violência está disponível para consulta no site da Prefeitura, na área da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Foto: Prefeitura de Americana
Americana capacita comitê para atendimento às mulheres vítima de violência

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio