Americana e Sumaré aplicam mais de 1,8 mil vacinas no Dia D de Vacinação

Americana e Sumaré aplicam mais de 1,8 mil vacinas no Dia D de Vacinação

Postado em 09/02/2026 , por Patrícia di Sanctis

Anúncio

Uma mobilização de vacinação aplicou mais de 1,8 mil doses de imunizantes em Americana e Sumaré (SP) durante o final de semana, com foco em febre amarela e sarampo. As ações ampliaram o acesso da população às vacinas e reforçaram a prevenção de doenças.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

A Prefeitura de Americana (SP) aplicou 757 doses em 672 pessoas durante a campanha de multivacinação em sete Unidades Básicas de Saúde. A ação ocorreu nos bairros Vila Mathiensen, Jardim Guanabara, Cariobinha, São Vito, Parque Gramado, Parque das Nações e Jardim São Paulo.

Entre as vacinas aplicadas em Americana, foram 181 doses de dupla adulto contra difteria e tétano, 148 contra febre amarela, 136 contra hepatite B e 109 de tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola.

 

Americana e Sumaré aplicam mais de 1,8 mil vacinas no Dia D de Vacinação
Campanha de vacinação mobiliza equipes em Americana

 

O secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, afirmou que a ação demonstra o compromisso da gestão do prefeito Chico Sardelli facilitando o acesso em horários diferenciados. “Temos priorizado sempre a prevenção, e ver a adesão da comunidade hoje nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para manter a população protegida e com as coberturas vacinais em dia“, destacou.

A diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel, afirmou que o objetivo foi atender pessoas que não conseguem ir às unidades durante a semana. “Mobilizamos nossas equipes estrategicamente para garantir que tanto o público infantil quanto os adultos pudessem atualizar o esquema vacinal com agilidade e segurança em todas as regiões atendidas“, pontuou a diretora.

A responsável técnica de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS), Fabrícia Santa Rosa Adami, afirmou que manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental. “Nossas equipes de enfermagem estão preparadas em todas as UBSs para orientar sobre cada dose necessária, lembrando que a vacina é a ferramenta mais eficaz que temos para erradicar doenças e garantir a qualidade de vida da nossa população“, ressaltou.

 

Vacinação em Sumaré

 

A campanha Dia D em Sumaré aplicou 1.068 doses de vacinas em unidades de saúde com horário especial. A ação reforçou a importância da atualização da carteira vacinal em todas as fases da vida.

Do total de doses aplicadas em Sumaré, 138 foram contra sarampo e 243 contra febre amarela. A campanha também permitiu a aplicação de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

As Unidades de Saúde da Família Nova Veneza, São Judas, Florely, Picerno, Vasconcelos e Santa Clara atenderam a população em horário ampliado para facilitar o acesso.

O secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli, afirmou que o Dia D amplia o acesso aos serviços de saúde e fortalece as ações de prevenção. “A participação da população e o empenho das equipes são fundamentais para manter o controle das doenças”, afirmou.

As vacinas contra sarampo e febre amarela seguem disponíveis nas unidades de saúde de Sumaré de segunda a sexta-feira. Para receber o imunizante, é necessário apresentar carteira de vacinação e documento com foto. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de responsáveis ou apresentar autorização.

A vacina contra sarampo é indicada para pessoas de 1 a 59 anos. A vacina contra febre amarela é recomendada para pessoas de 9 meses a 60 anos. Pessoas acima dessa faixa etária podem receber o imunizante mediante autorização médica.

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Fotos: Prefeitura de Americana 
Americana e Sumaré aplicam mais de 1,8 mil vacinas no Dia D de Vacinação

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio