A Prefeitura de Americana (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde), realiza, nessa sexta-feira (26), a Plenária Municipal Ampliada de Saúde. O encontro ocorrerá de forma on-line, a partir das 17h30, como etapa preparatória para a 10ª Conferência Estadual de Saúde e a 18ª Conferência Nacional de Saúde.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a plenária reunirá representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços para discutir propostas que representarão Americana nas etapas estadual e nacional.
As inscrições podem ser feitas até as 18h de sexta-feira por meio do portal da Secretaria de Saúde. Após o cadastro, o participante receberá por e-mail o link de acesso à reunião. No mesmo endereço eletrônico também está disponível o regimento da plenária.
O encontro tem como objetivo analisar a situação da saúde no município, construir propostas e eleger os delegados que representarão Americana nas próximas conferências.
Os debates serão organizados em quatro eixos temáticos:
- Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
- Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS), justiça tributária e sustentabilidade;
- Desafios para o SUS na defesa da vida e da saúde, com foco em emergências climáticas e justiça socioambiental;
- Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
Ao final dos trabalhos serão definidas oito diretrizes, sendo uma estadual e uma nacional para cada eixo temático.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Messias José Celestino de Carvalho, destacou a importância da participação popular no processo. “A Plenária é um espaço fundamental para fortalecer o diálogo entre a população, os trabalhadores da saúde, os gestores e os prestadores de serviço. É uma oportunidade para que as necessidades e propostas construídas em Americana contribuam diretamente para os debates estaduais e nacionais, reforçando a participação democrática na construção de políticas públicas de saúde.”
As discussões terão como base as propostas elaboradas durante a 11ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em setembro do ano passado na Faculdade de Americana (FAM).
Os participantes serão distribuídos em quatro categorias: membros natos, delegados eleitos, convidados e observadores. A eleição respeitará o princípio da paridade, com 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços.
Ao todo, serão eleitos oito delegados titulares e oito suplentes para representar o município nas próximas etapas.
O secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, ressaltou que a participação da população fortalece a construção das políticas públicas. “Americana tem avançado constantemente no fortalecimento da rede municipal de saúde, e a participação da sociedade é essencial nesse processo. A Plenária permite que diferentes segmentos contribuam com propostas e reflexões sobre os desafios atuais do SUS, ajudando a construir caminhos para uma assistência cada vez mais qualificada, humanizada e alinhada às necessidades da população.”
Cronograma da Plenária
- 17h30 – Credenciamento e abertura dos acessos
- 18h – Abertura oficial e leitura do regimento
- 18h30 – Apresentação de propostas e formação dos grupos temáticos
- 19h30 – Eleição das pessoas delegadas
- 20h – Plenária final para deliberação e aprovação das diretrizes
- 20h30 – Encerramento
Hospital Municipal abre seleção para quatro cargos em Americana
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Americana
Anúncio


