Santa Bárbara d’Oeste e Americana estão intensificando a articulação política visando as eleições de 2026. o prefeito barbarense, Rafael Piovezan (PL) e o chefe de gabinete de Americana, Franco Sardelli (PL), estiveram juntos nesta segunda-feira (8) para falar da “lacuna” política que as duas cidades enfrentam atualmente tanto no âmbito estadual, quanto nacional. O objetivo principal é unificar forças para eleger representantes para a Assembleia Legislativa (Alesp) e a Câmara dos Deputados.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Rafael Piovezan destacou a importância da parceria entre as administrações.
“Santa Bárbara d’Oeste e Americana são cidades irmãs, com características e desafios em comum. Hoje as duas cidades carecem de representação nos âmbitos da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados,” afirmou o prefeito.
Piovezan revelou que as conversas com a prefeitura de Americana, comandada por Chico Sardelli (PL), estão em estágio avançado e com resultados promissores.
“Penso que a boa relação entre o nosso governo e o governo do prefeito Chico Sardelli pode resultar em uma boa parceria pensando as eleições de 2026. As conversas avançam, inclusive, de forma muito favorável, com a definição de pré-candidaturas à deputado estadual e deputado federal,” completou o prefeito barbarense, após receber Franco em seu Gabinete.
Do lado de Americana, a visão de união e priorização dos interesses regionais é compartilhada. Franco Sardelli confirmou as discussões e a sinergia de propósitos.
“Tenho conversado muito com o prefeito Rafael Piovezan, que compartilha comigo a visão de que os interesses de nossa região vêm primeiro. Trabalhando junto a gente vai mais longe,” pontuou Franco.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Nesta semana, Franco Sardelli também voltou a encontrar a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. Seguindo os passos do pai, o prefeito Chico Sardelli, Franco tem se mostrado um interlocutor importante da região junto ao governo do Estado. Hoje, Franco é o principal nome para disputar a eleição para deputado estadual em Americana. Chico Sardelli, inlcusive, já teria a aprovação do nome de Franco com o cacique do PL, Valdemar da Costa Neto, com quem se encontrou nesta segunda-feira (8).
A falta de deputados estaduais e federais com base eleitoral consolidada nas duas cidades é vista como um obstáculo para a captação de recursos e o avanço de pautas regionais. Com a aproximação dos pleitos de 2026, a costura política entre as administrações de Rafael Piovezan e Chico Sardelli busca não apenas garantir nomes na disputa, mas também concentrar o apoio da região em candidaturas específicas, maximizando as chances de eleição.
As tratativas demonstram um alinhamento estratégico entre os grupos políticos das duas maiores cidades da microrregião, visando um maior protagonismo no cenário político estadual e federal.

Franco Sardelli leva demandas de Infraestrutura à Secretaria de Estado



