A população de Americana (SP) terá acesso a serviços gratuitos nesta terça (16) e quarta-feira (17) por meio do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do Estado de São Paulo.
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A ação visa desburocratizar e agilizar o acesso a documentos e direitos básicos, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento.

Locais e horários de atendimento
O atendimento ocorrerá em unidades móveis com equipe especializada:
- Terça-feira (16): Praça Comendador Müller, Centro, das 9h às 17h
- Quarta-feira (17): Praça da Fraternidade, Jardim da Paz, das 9h às 15h
Serão distribuídas 100 senhas por ordem de chegada em cada dia.

Serviços disponíveis no Cidadania Itinerante
Entre os serviços oferecidos estão:
- Agendamento de 1ª e 2ª via de RG
- Solicitação de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito
- Emissão de 2ª via do CPF
- Emissão de 2ª via de contas de água, luz e telefone
- Regularização ou emissão do título de eleitor
- Elaboração de currículo e cadastro no ID Jovem
- Renovação de CNH e agendamentos na Receita Federal e Polícia Federal
- Carteira de Trabalho Digital, criação de conta GOV e consultas no Serasa
- Entrada no Seguro-Desemprego e registro de boletim de ocorrência
- Agendamentos no INSS e orientações migratórias
- Orientações com Procon e Defensoria Pública
- Atestado de antecedentes criminais, carteira de identificação da pessoa com TEA, carteira da pessoa idosa e cartão de estacionamento de idoso
O projeto também oferece acolhimento e encaminhamento de denúncias para programas da SJC, como políticas para diversidade sexual, população negra e indígena, mulher, tráfico de pessoas, vítimas de violência, defesa da cidadania e proteção a crianças ameaçadas de morte.
Diego Guidolin, secretário de Planejamento, reforçou que “essa ação aproxima os serviços do cidadão, facilitando o acesso a documentos e orientações que fazem diferença no dia a dia”.
“Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, conseguimos trazer para Americana essa estrutura que ajuda a resolver demandas de forma rápida e prática, sem burocracia. É mais um passo para garantir que a população tenha seus direitos assegurados”, destacou o secretário.
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Foto: Prefeitura de Americana

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