O arquiteto e urbanista Carlos Teixeira Sayão faleceu na noite deste domingo, 21 de dezembro, no Hospital São Luiz, em Campinas. Sayão era formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), na turma de 1969.
Carreira e Planejamento Urbano
Em 1970, o profissional fixou residência em Americana após ser contratado pela Prefeitura Municipal para desenvolver o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), instituído pela Lei 1.097/1970. O plano estabeleceu diretrizes para obras públicas nas áreas de saúde, educação, habitação e assistência social.
A convite da Secretaria do Interior do Estado de São Paulo, Sayão também elaborou planos de desenvolvimento para os municípios de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste, visando a integração regional dessas cidades.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Obras Públicas e Sistema Viário
Durante as gestões dos prefeitos Abdo Najar e Ralph Biasi, o arquiteto projetou e acompanhou a execução de diversas edificações públicas em Americana, entre elas:
-
A sede atual da Prefeitura Municipal (Avenida Brasil) e a ampliação do antigo prédio na Praça Comendador Müller.
-
O Colégio Polivalente, o Terminal Rodoviário (atual sede da Gama) e as unidades da ETEC e FATEC na Vila Jones.
-
Centros Sociais Urbanos, escolas, teatros e centros esportivos.
No âmbito do sistema viário e infraestrutura, Sayão foi responsável por projetos como a retificação e prolongamento da Avenida Brasil, a retificação do Ribeirão Quilombo e a construção dos viadutos Ralph Biasi (Avenida da Saudade) e Avenida Abdo Najar. Atuou também na reformulação das avenidas Antônio Pinto Duarte, Cillos e Nossa Senhora de Fátima, além da via de integração entre Americana e Cosmópolis.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Espaços de Lazer e Esporte
O urbanista assinou o projeto de diversas praças públicas, como a Saturnino de Brito (Biquinha), Praça da Estação Ferroviária, Praça da Maçonaria e Praça Rotary. Na área esportiva, projetou o Centro Cívico — incluindo o velódromo e a pista de atletismo — e as praças de esporte do Jardim São Pedro e da Vila Jones.


Anúncio


