Governo lança cadastro nacional para checar se celular é roubado

Governo lança cadastro nacional para checar se celular é roubado

Postado em 15/07/2025

Anúncio

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta segunda-feira (14) o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), ferramenta que reúne em uma única base de dados informações sobre aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

Integrado ao programa Celular Seguro, o novo sistema permite que qualquer pessoa consulte, antes da compra, se o celular, especialmente os de segunda mão, possui alguma restrição de segurança.

 

Mais proteção ao consumidor

 

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, o CNCR garante ao cidadão o direito de saber a procedência do aparelho que está comprando. “O cadastro é uma garantia ao cidadão”, disse.

A ação conta com a parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que vê na medida um avanço no combate à receptação de celulares roubados. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou que o sistema previne o crime antes mesmo da aquisição do aparelho.

 

Como funciona a consulta no app Celular Seguro

 

O CNCR está disponível no aplicativo Celular Seguro, que pode ser baixado para Android ou iOS. Para realizar a consulta, basta:

 

  • Acessar o app e selecionar “Celulares com Restrição”;
  • Digitar o número do IMEI (identificação única com 15 dígitos) ou usar a câmera para ler o código de barras do aparelho;
  • Para visualizar o IMEI no celular consultado, digite *#06# no teclado de chamadas.

 

Se o número estiver livre de restrições, o sistema exibirá uma mensagem confirmando que o aparelho está liberado para uso.

 

Governo lança cadastro nacional para checar se celular é roubado
Digite *#06# no teclado de chamadas para ver o IMEI do seu celular

 

Base com mais de 2,6 milhões de usuários

 

A ferramenta conta com o banco de dados do Celular Seguro, que já possui mais de 2,6 milhões de usuários cadastrados, além da base de bloqueios da Anatel. Com a unificação das informações, o governo pretende fortalecer a segurança digital e reduzir o mercado paralelo de dispositivos irregulares.

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Com informações da Agência Brasil | Foto Ilustrativa

Governo lança cadastro nacional para checar se celular é roubado

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio