A Justiça da Espanha condenou quatro homens por crimes de ódio e ameaça relacionados à exposição de um boneco enforcado com a camisa de Vinicius Jr., pendurado em uma ponte de Madri em janeiro de 2023. O ato ocorreu horas antes de uma partida entre Real Madrid e Atlético de Madrid.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A imagem do boneco pendurado pelo pescoço, com uma faixa dizendo “Madrid odeia o Real Madrid”, teve ampla repercussão e foi considerada pela Justiça como um ataque racista contra o jogador brasileiro. O caso resultou em penas de até 22 meses de prisão, além de multas que chegam a 1.084 euros.
Três condenados receberam 14 meses de sentença por crime de ódio e ameaça. O quarto, que divulgou as imagens nas redes sociais, teve a pena ampliada. Todos estão proibidos de ir a estádios antes e depois de jogos oficiais por quatro anos e devem participar de programas de conscientização sobre igualdade e não discriminação. Também não poderão se aproximar de Vinicius Jr., da residência ou local de trabalho do atleta num raio de 1.000 metros.
A La Liga, que fez a denúncia formal à Justiça espanhola, informou que os réus assinaram uma carta de desculpas ao jogador, ao Real Madrid, à federação espanhola e à própria liga. A medida colaborou para atenuar as penas.
Em nota, a entidade afirmou que reafirma seu compromisso com a erradicação do racismo e da intolerância no futebol espanhol.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: X|Divulgação

Anúncio