O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana (SP) realizou a substituição de 5.252 hidrômetros entre janeiro e junho de 2025, com o objetivo de garantir maior eficiência na medição do consumo de água e reduzir perdas no sistema de abastecimento.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A troca é gratuita para os consumidores e segue as diretrizes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), conforme determina a Portaria nº 155/2022, que orienta a verificação dos medidores a cada sete anos.
95% dos medidores têm até sete anos de uso
De acordo com o DAE, 95,51% dos hidrômetros instalados em Americana estão dentro da faixa de uso recomendada pelo Inmetro. O superintendente do DAE, Marcos Morelli, afirmou que o controle é rigoroso.
Ele explicou que a autarquia avalia o tempo de uso dos medidores e realiza a troca para manter o padrão técnico exigido em cada ligação.
“O objetivo é garantir o padrão técnico de cada ligação e a prestação de um serviço de qualidade à população”, disse Morelli.

Idade média dos equipamentos é de 3,6 anos
A diretora da Unidade Comercial, Lúcia Camilo de Godoy, destacou que os novos modelos de hidrômetros têm maior durabilidade, o que permite mais tempo entre as substituições.
“Hoje, a idade média do parque de hidrômetros da cidade, que representa o conjunto de todos os medidores de água, é de 3,6 anos”, afirmou Lúcia.
O DAE reforça que o investimento na renovação dos aparelhos contribui para a eficiência do sistema, o consumo consciente e a qualidade do serviço prestado à população.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Americana

Anúncio