O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste (SP) recebeu R$ 6,4 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) nessa terça-feira (9). O investimento inclui R$ 300 mil de contrapartida da autarquia.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
O contrato foi assinado no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Tarcísio de Freitas. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, participou da cerimônia. O município foi representado pelo diretor-superintendente do DAE, Laerson Andia Júnior.
O projeto prevê a implantação de 47 Distritos de Medição e Controle (DMCs). Os DMCs usam setorização, medição precisa e controle de pressão. Serão instalados macromedidores, válvulas redutoras de pressão e novas redes.
As intervenções devem agilizar a identificação de vazamentos e reduzir perdas reais e aparentes. As medidas beneficiarão cerca de 62 mil moradores dos bairros atendidos pelo sistema.
Histórico e metas
Desde 2021, o DAE trabalha no controle de perdas com o Grupo de Melhoria Contínua. O índice de perdas caiu de 56% em 2020 para 35% em setembro de 2025. A meta é atingir 25% de perdas nos próximos anos.
O repasse do Fehidro reforça a eficiência operacional do sistema de abastecimento. O DAE informa que ações técnicas e monitoramento contínuo sustentam os resultados alcançados.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: DAE SBO
Anúncio


