A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta terça-feira (1º), um comerciante da Zona Leste de São Paulo com 10 computadores furtados da Faculdade Anhanguera de Sumaré (SP). A ação faz parte de uma investigação conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana (SP), que apura uma sequência de furtos em unidades da instituição.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Os equipamentos estavam desmontados, sem nota fiscal e com componentes separados na loja de informática do suspeito, localizada no bairro São Mateus, na capital. A DIG autuou o comerciante por receptação qualificada. Ele permanece preso à disposição da Justiça.

Três cidades da região tiveram computadores furtados
A investigação começou após a própria faculdade identificar o furto de computadores em suas unidades de Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste e Campinas (SP). O técnico de informática de Sumaré foi flagrado pelas câmeras internas e preso em 27 de junho com dois computadores e ferramentas usadas nos crimes.

Na casa dele, os policiais encontraram 60 plaquetas de identificação de equipamentos furtados. Durante o interrogatório, o suspeito confessou ter cometido os arrombamentos e indicou os comerciantes que compraram os produtos.

Revenda ilegal era feita pela internet e em comércios físicos
No dia 26 de junho, um comerciante de Campinas foi detido por revender os computadores furtados por meio de plataformas digitais como OLX e Facebook. Ele confessou ter adquirido os aparelhos com o técnico, o que levou à prisão do receptador da capital nesta terça.
Segundo a Polícia Civil, a receptação qualificada ocorre quando há intenção de revenda de produto furtado. A pena pode ser superior à aplicada ao próprio autor do furto, pois esse tipo de conduta alimenta o mercado ilegal.
A DIG informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e localizar os equipamentos que ainda não foram recuperados. A delegacia também apura um outro furto, que envolveu 70 notebooks levados de um escritório de Americana.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Fotos: Polícia Civil | Divulgação

Anúncio