Anúncio
A empresa “Multinacional Química”, localizada na Avenida do Algodão no bairro Salto Grande, em Americana, não possui licença ambiental da CETESB. Nesta quarta-feira (26), no local houve um vazamento identificado como sendo amônia e uma pessoa foi presa.
Segundo a Guarda Municipal de Americana (Gama), por volta das 9h guardas receberam a informação de um forte odor vindo da empresa. Já no local, foi solicitada a presença da CETESB assim como Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além da Defesa Civil. Outras três empresas nas proximidades foram evacuadas.
No momento do forte odor, funcionários da referida empresa descarregavam hidróxido de amônio em 25%, estado aquoso. O proprietário da empresa não estava no local e os funcionários, naquele momento, se negaram a informar a identidade. Haviam dois funcionários operacionais, um gerente administrativo e um advogado compareceu no local e acompanhou toda ocorrência, até a apresentação na delegacia – DIG.
A Polícia Científica realizou a perícia e a CETSB elaborou o Auto de Inspeção n° 2039367, confirmando a emissão de amônia além dos limites da propriedade da Multinacional Química, a qual está em operação sem possuir Licenciamento Ambiental pela CETESB. Na delegacia, os funcionários acabaram revelando a identidade do proprietário que está relacionado a um crime ambiental ocorrido na mesma empresa em 12/04/2023. Naquela ocasião, ele estava na empresa e foi autuado em flagrante.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Já nesta quarta-feira, o gerente administrativo ficou preso à disposição da justiça. Os dois funcionários operacionais foram ouvidos e liberados.
Anúncio