O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta segunda-feira (28) as 100 escolas que terão o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre deste ano. Americana e Santa Bárbara d’Oeste ficaram de fora neste primeiro momento. Já Nova Odessa e Sumaré aparecem na lista.
A lista das escolas cívico-militares (ECM), que foi enviada aos dirigentes de ensino, contempla 89 municípios paulistas e será publicada Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) no Diário Oficial desta terça-feira (29). Na região, foram contempladas cinco cidades:
Campinas: Escola Estadual “Eliseu Narciso Reverendo” e Escola Estadual “Professor Messias Goncalves Teixeira”
Hortolândia: Escola Estadual “Yasuo Sasaki”
Nova Odessa: Escola Estadual “Professora Silvania Aparecida Santos”
Piracicaba: Escola Estadual “Professor Abigail De Azevedo Grillo” e Escola Estadual “Edson Rontani”
Sumaré: Escola Estadual “Marinalva Gimenes Colossal da Cunha”
A previsão inicial era a de que a transformação só acontecesse no ano que vem. No entanto, as escolas selecionadas já passarão para o novo modelo a partir de 28 de julho.
Cerca de 300 colégios passaram por consultas públicas desde março e, dessas, 100 foram escolhidas. A previsão é que 50 mil estudantes sejam beneficiados.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
O currículo das escolas que adotarem o modelo cívico-militar não muda em relação às demais. Vale destacar, ainda, que os policiais militares não atuarão em sala de aula e vão controlar a disciplina escolar na entrada, saída e intervalos dos alunos, além de atuarem em projetos extraclasses e na busca ativa dos alunos com risco de evasão.
A Secretaria da Educação do Estado será responsável pelo processo de seleção dos PMs, que deve ocorrer entre abril e maio.
