O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de Americana (Gama) atua como canal direto para denúncias de maus-tratos a animais no município, com atendimento pelo telefone 153 e possibilidade de denúncia anônima.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Em 2025, o GPA atendeu 346 denúncias de maus-tratos, sendo que 296 casos foram confirmados e resultaram em registro de boletim de ocorrência. Em dois casos, houve prisão em flagrante dos responsáveis.
A corporação orienta a população a observar sinais de agressão ou posse irresponsável de animais, como ambiente sujo e sem abrigo, falta de água e alimentação, animais mantidos presos constantemente, magreza severa, desnutrição, desidratação e ferimentos sem explicação.
Em situações degradantes, os animais também podem apresentar comportamentos como agressividade e medo excessivo de pessoas.
O inspetor Jonas Alécio, responsável pelo GPA, afirmou que a colaboração da população é fundamental para combater os crimes contra animais. “O GPA registra a reclamação, vai até o local da denúncia e toma as medidas cabíveis nos casos em que a violência é confirmada“, explica o inspetor.
Lei Federal
A legislação federal prevê punições para maus-tratos a animais. A Lei nº 9.605/1998 tipifica crimes de ferir ou mutilar animais silvestres e domésticos. Já a Lei nº 14.064/2020 estabelece pena de reclusão de dois a três anos, além de multa e proibição da guarda de animais.
Gama atende ocorrência de maus-tratos a animais em Americana
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Imagem Ilustrativa
Anúncio


