A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Bárbara d’Oeste (SP) apreendeu no domingo (21) 40 km de linha com cerol e linha chilena durante patrulhamento no Jardim dos Manacás II. O flagrante aconteceu durante operação de fiscalização contra o uso de materiais cortantes em pipas.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Durante a abordagem, as equipes encontraram um indivíduo empinando pipa com carretéis de grande porte.
Na vistoria do veículo dele, a GCM encontrou aproximadamente 40 km de linha cortante, além de um balde de 18 litros contendo líquido com características semelhantes ao cerol.
Todo o material foi apreendido e encaminhado à Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Sesetran).
Infração e penalidades
O autor foi autuado com base na Lei Municipal nº 3.768/2015, que proíbe a venda e o uso de linhas com cerol ou qualquer substância cortante. A infração prevê multa de R$ 740,40.
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste alerta que o uso de cerol ou linha chilena oferece riscos graves à população. Além da multa, os infratores podem responder administrativa e penalmente.
O artigo 132 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/40) prevê detenção de três meses a um ano para quem expõe a vida ou a saúde de outra pessoa a perigo direto e iminente, caso o fato não constitua crime mais grave.
Patrulhamento intensificado
A Guarda Civil Municipal mantém patrulhamento preventivo em todos os bairros da cidade, especialmente durante o período de férias, para coibir a prática perigosa da soltura de pipas com linhas cortantes.
A administração municipal reforça que denúncias da população são fundamentais para combater situações de risco.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: GCM

Anúncio