A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Bárbara d’Oeste (SP) prendeu dois homens e recuperou 68 placas de bronze furtadas de túmulos dos cemitérios municipais na manhã dessa sexta-feira (26). Um dos suspeitos foi preso por furto qualificado e o outro por receptação.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A ocorrência começou após o Centro Integrado de Comunicação e Monitoramento (CICOMM) acionar uma equipe da Guarda para averiguar a presença de um homem em atitude suspeita no Cemitério Campo da Ressurreição, localizado na Avenida Pérola Byington.
Funcionários informaram que o suspeito circulava pelo local com uma mochila e relataram a frequência de furtos de placas de bronze tanto no Campo da Ressurreição quanto no Cemitério da Paz (Cabreúva).
Durante a vistoria, os guardas constataram que 13 placas de bronze haviam sido retiradas de túmulos no Campo da Ressurreição.

Com as características do suspeito, a equipe intensificou o patrulhamento e localizou o homem na Avenida Bandeirantes, nas proximidades do Paulistão Atacadista.
Na abordagem, os agentes encontraram 21 placas de bronze identificadoras de túmulos dentro da mochila, além de uma chave de fenda utilizada para remover o material.
O homem confessou que furtou as placas utilizando a ferramenta e informou que parte do material havia sido retirada do Cemitério da Paz. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão em flagrante por furto qualificado.
Ferro-velho escondia outras 47 placas
Durante o depoimento, o suspeito revelou que vendia as placas a um ferro-velho localizado no bairro Sartori.
As equipes seguiram até o endereço. O proprietário do estabelecimento negou inicialmente a compra do material, mas autorizou a entrada dos guardas para a vistoria.
No local, a Guarda encontrou 47 placas de bronze escondidas em mochilas dentro de um banheiro. O proprietário confessou que adquiriu o material do autor dos furtos e também recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de receptação.
Os dois homens foram encaminhados ao plantão policial, onde a autoridade de polícia judiciária ratificou as prisões em flagrante. Ambos permaneceram à disposição da Justiça.
As 68 placas recuperadas foram entregues ao administrador dos cemitérios municipais, que ficará responsável pela devolução aos familiares dos responsáveis pelos túmulos.
O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, destacou o resultado da operação. “As 68 placas recuperadas foram entregues ao administrador dos cemitérios municipais, que providenciará a devolução aos familiares responsáveis pelos túmulos. A ação da Guarda Civil Municipal evitou novos prejuízos ao patrimônio público e às famílias, além de contribuir para a identificação e interrupção da cadeia de receptação dos materiais furtados”, comentou.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: GCM
Anúncio


