A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Bárbara d’Oeste (SP) está proibida de realizar acompanhamento a motocicletas, inclusive em casos de roubos e furtos, conforme determinação do secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi.
A medida foi oficializada por circular datada de 3 de fevereiro de 2026 e busca reduzir sinistros envolvendo viaturas da Guarda Municipal, incluindo ocorrências com perda total, que geraram prejuízos ao município.
Aumento de acidentes com viaturas
Segundo o secretário, entre 2025 e 2026, período de 13 meses, houve aumento no número de sinistros de trânsito envolvendo viaturas da Guarda Municipal.
No período, foram registradas 19 ocorrências, sendo duas com perda total das viaturas. Gobbi apontou que a principal causa dos acidentes foi o acompanhamento de motociclistas.
O secretário afirmou que os sinistros colocam em risco a integridade física de terceiros e dos próprios guardas, além de provocarem danos ao patrimônio público e reduzirem a frota disponível para ações de segurança.
Videomonitoramento como alternativa
Mesmo com a restrição operacional, o secretário destacou que o município dispõe de sistema de videomonitoramento e muralha digital, capazes de identificar infratores e suspeitos, sem a necessidade de acompanhamento em alta velocidade.
Colisão na Avenida São Paulo
Nessa quarta-feira (4), uma viatura da GCM ficou bastante danificada após colidir com uma motocicleta na Avenida São Paulo.
Testemunhas relataram que a viatura teria avançado o sinal de Pare. O motociclista, de 26 anos, ficou ferido e foi socorrido ao Pronto-Socorro Dr. Afonso Ramos.
Até o momento, não há confirmação oficial se a viatura realizava acompanhamento no momento do acidente.
Por se tratar de veículo oficial, será instaurado procedimento administrativo para apuração das circunstâncias do acidente e eventual responsabilidade.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: GCM
Anúncio


