Natural de Sumaré (SP) e com 24 anos de serviço na Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos (SP), o agente Leandro Pereira da Silva, de 36 anos, faleceu na noite desta quarta-feira (16), após passar nove dias internado com queimaduras graves.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Leandro teve 23% do corpo atingido pelas chamas durante uma ocorrência no bairro Vila Santana, em Valinhos, no dia 7 de julho.
A equipe foi acionada pelo CAPS II Esperança para auxiliar na aplicação de medicamento a uma mulher em surto psiquiátrico. Após o atendimento, vizinhos relataram que a paciente, de 58 anos, ameaçava a própria filha com um facão.
Durante a abordagem, a mulher lançou gasolina sobre o agente e ateou fogo, surpreendendo a equipe. A farda foi completamente consumida.
Leandro foi socorrido com vida, passou pela Santa Casa de Valinhos e depois foi transferido ao Hospital Irmãos Penteado, em Campinas, onde lutou por nove dias, mas não resistiu aos ferimentos.

A agressora foi presa em flagrante e deve responder por homicídio qualificado. A filha da mulher, uma adolescente de 16 anos, foi acolhida pelo Conselho Tutelar.
Comprometimento e trajetória
Criado no Jardim Dall’Orto, em Sumaré, Leandro mantinha laços afetivos com sua cidade natal. Ingressou na GCM de Valinhos em 2000 e se destacou como subcomandante, membro da Rondas Ostensivas Municipais (Romu) e do Grupo de Operações com Cães (GOC).
Também era atleta de jiu-jitsu e representou Valinhos em diversas competições. Foi terceiro colocado no Mundial de 2020, em São Paulo, e vice-campeão da Copa Pódio em 2021, além de colecionar medalhas em torneios internos entre corporações.
“Era um profissional dedicado, íntegro e apaixonado pela missão de servir. Toda a corporação está profundamente abalada“, informou a Prefeitura de Valinhos, que decretou luto oficial de três dias.

Luto e reconhecimento
O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, decretou nesta quinta-feira, luto oficial de três dias na cidade por conta do falecimento de Leandro.
Desde a internação hospitalar, a Prefeitura mobilizou toda a estrutura da administração para fornecer o melhor suporte e amparar a família do agente. Em nota oficial divulgada no início desta manhã, a gestão municipal reafirma esse compromisso de apoio aos familiares de Leandro (confira íntegra abaixo).
A morte de Leandro também gerou grande comoção entre colegas e autoridades. A GCM de Valinhos organizou um cortejo com quinze viaturas, além de apoio de Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil, que percorreu as ruas da cidade na tarde desta quinta, antes do sepultamento no Cemitério Municipal São João Batista.

Nota de pesar – Prefeitura de Valinhos
“A Prefeitura de Valinhos manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Guarda Civil Municipal de Valinhos Leandro Pereira da Silva, aos 46 anos, ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 16 de julho.
Ele estava internado no Hospital Irmãos Penteado, em Campinas, depois de sofrer queimaduras durante o atendimento a uma ocorrência no último dia 7.
Ele não resistiu aos ferimentos das queimaduras e veio a óbito.
A Prefeitura de Valinhos se solidariza com os familiares de Leandro e com seus companheiros de trabalho na Guarda Civil Municipal.
Prestamos nossas sinceras homenagens a esse profissional que, em 25 anos de serviço, manteve a honradez e a disposição permanente de ser patrulheiro, protetor e amigo, como diz o lema da corporação.
O prefeito Franklin decretará, ainda hoje, luto oficial de três dias na cidade diante deste triste acontecimento.
A Prefeitura reforça que durante todo o período que o GCM Leandro esteve internado, prestou toda assistência à família e continuará dando todo o suporte necessário.”
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Fotos: Prefeitura de Valinhos | Divulgação

Anúncio