Golpistas estão utilizando dados reais de vaquinhas online para criar campanhas falsas e desviar dinheiro, em um caso registrado por uma moradora de Santa Bárbara d’Oeste (SP) nessa terça-feira (20).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A vítima é uma esteticista de 46 anos, moradora do bairro Cruzeiro do Sul, que procurou o Plantão Policial para denunciar o uso indevido de informações pessoais.
Ela informou que, em julho do ano passado, publicou em suas redes sociais uma vaquinha online legítima para arrecadar recursos destinados ao tratamento de seu filho.
O menino tem 9 anos e é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição que motivou a campanha solidária. Para a arrecadação, foi utilizada uma chave ainda ativa, por meio da qual foram arrecadados cerca de R$ 49 mil até o momento.
Campanha falsa usou postagens originais
No último sábado (17), a sobrinha da vítima encontrou nas redes sociais uma outra vaquinha online, com nome semelhante ao original.
A campanha falsa, intitulada “esperancadobem.org”, foi criada em 01 de dezembro de 2025, segundo o relato apresentado à polícia.
As postagens utilizavam as mesmas imagens e textos da vaquinha verdadeira, dando a entender que se tratava da mesma arrecadação. Na página fraudulenta, constava a informação de que o valor arrecadado já chegava a R$ 156 mil.
Polícia Civil investiga o caso
A esteticista afirmou à polícia que desconhece completamente a campanha falsa e que nunca autorizou o uso de sua imagem ou do nome de seu filho. Ela entregou prints das publicações suspeitas, que foram anexados ao boletim de ocorrência.
A Polícia Civil do município investiga o caso para identificar os responsáveis pelo golpe.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Imagem Ilustrativa
Anúncio


