O Governo de São Paulo alerta para riscos à saúde na onda de calor nesta terça-feira (30), com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) informando que as temperaturas podem ficar entre 5°C e 7°C acima da média por vários dias seguidos, o que aumenta o risco de doenças e complicações.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A Sala de Situação Estadual de Emergências e Desastres afirma que o calor intenso pode provocar desidratação, exaustão térmica, insolação e agravamento de doenças crônicas, especialmente em idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças respiratórias, cardiovasculares e renais.
A SES-SP reforça orientação de hidratação frequente, roupas leves e ambientes ventilados. A pasta também recomenda evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e suspender atividades físicas intensas nesse período.
A secretaria alerta ainda para o risco de deixar crianças, idosos ou animais dentro de veículos fechados, mesmo por poucos minutos, e orienta familiares e vizinhos a ficarem atentos a pessoas vulneráveis, principalmente idosos que moram sozinhos.
Segundo a SES-SP, “a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima ao apresentar sintomas”. Os profissionais também devem intensificar a avaliação de sinais clínicos como tontura, náuseas, fraqueza, confusão mental e alterações metabólicas, garantindo hidratação e encaminhamento conforme a gravidade.
A Secretaria de Estado da Saúde informa que segue monitorando o cenário e recomenda atenção aos comunicados oficiais e orientações também da Defesa Civil.
Aumento no número de atendimentos por insolação
Entre janeiro e outubro de 2025, foram registrados 1.052 atendimentos por insolação e efeitos do calor em São Paulo. O número representa alta de 27% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 827 atendimentos. Em 2024, o total anual chegou a 1.166 atendimentos.
Neste ano, o estado registrou duas internações por causa do calor até outubro. Em 2024, foram registradas seis internações.
Principais cuidados recomendados
- Hidrate-se com frequência
- Evite o sol nos horários mais quentes
- Use roupas leves e claras
- Mantenha ambientes ventiladosSuspenda atividades físicas intensas entre 10h e 16h
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Governo de SP
Anúncio


