O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desmentiu informações que circulam nas redes sociais sobre a volta de descontos associativos em aposentadorias e pensões. Desde abril, o órgão suspendeu todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades associativas e bloqueou qualquer tipo de desconto nos benefícios previdenciários.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A medida foi adotada após o início da Operação “Sem Desconto”, que apura fraudes em mensalidades descontadas indevidamente.
Beneficiários terão valores devolvidos
Segundo o INSS, quem teve descontos não autorizados terá direito ao ressarcimento. A primeira etapa já foi concluída com a devolução de R$ 292 milhões aos aposentados e pensionistas prejudicados em abril.
Para verificar a situação e solicitar a devolução, os beneficiários devem acessar o Meu INSS (site ou aplicativo), ligar no telefone 135 ou procurar uma agência dos Correios.
“O INSS não liga nem envia SMS para tratar de reembolsos”, afirmou o órgão.
Evite golpes: só confie nos canais oficiais
O INSS reforça que não entra em contato por telefone, e-mail ou mensagem de texto para tratar de reembolsos. O aplicativo Meu INSS é o único canal de notificação oficial.
Mensagens com promessas de devolução rápida ou com links suspeitos são tentativas de golpe. A orientação é não clicar em links desconhecidos e nunca compartilhar dados pessoais fora dos canais oficiais.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Agência Gov

Anúncio