Bairro Jaguari lidera casos de dengue confirmados em Americana

Bairro Jaguari lidera casos de dengue confirmados em Americana

Postado em 22/02/2025

Anúncio

O bairro Jaguari lidera os casos de dengue confirmados em Americana. A prefeitura atualizou os dados na última quinta-feira (20) e trouxe que o município já confirmou 1151 casos da doença.

O município segue com 3 mortes confirmadas por dengue. No dia 4 de janeiro, um homem de 41 anos, morador do bairro Santa Cruz foi a óbito, sendo a primeira morte causada pela dengue este ano no município. O morador estava internado em hospital particular e o agente causador da doença foi o subtipo 2 do vírus.

A outra vítima, um rapaz de 25 anos, residia no Jardim Boer. Ele faleceu em seu domicílio, no dia 27 de janeiro. De acordo com laudo do IAL, também o subtipo 2 foi o agente causador. A terceira vítima, uma mulher de 61 anos, residia no Jardim São Paulo. Ela estava internada em hospital particular e faleceu no dia 2 de fevereiro.

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

BAIRROS COM MAIOR NÚMERO DE CASOS
Jaguari 58
Cidade Jardim 49
Parque Liberdade 36
Nova Carioba 34
Jardim da Paz 33
Jardim São Paulo 28
Zanaga/Pq Novo Mundo/Vila Mariana 27
Vila Bertine 25
Jd Boer/Jd Mirandola/Chácara Sta Cruz 22
Cordenonsi/Jd Bertoni 20

 

Nesta sexta-feira, a prefeitura informou que o prefeito da cidade, Chico Sardelli, também testou positivo para a doença e está se recuperando em casa.

A prefeitura tem trabalho de forma intensa em campanhas contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer” tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da eliminação dos possíveis criadouros. A campanha traz ações como mutirões, distribuição de folhetos e cartazes, divulgações por meios digitais e carro de som, mobilização de grupos sociais, escolas, igrejas, entidades de classe… além da continuidade das visitas casa a casa, feitas pelos agentes.

Os criadouros mais comuns são:

Caixas dágua sem tampa ou com tampa danificada (frestas):
Devem ser mantidas sempre bem tampadas e vedadas, bem como o extravasor de água (ladrão).

Reservatórios, como tonéis, tambores e outros recipientes de armazenamento de água:
Mantê-los sempre com tampa e, se não forem utilizados, mantê-los em local coberto.

Pratos de vasos de plantas:
O ideal é evitar esse tipo de suporte nos vasos de planta. Se não puder evitá-los, mantê-los justapostos ou sempre com areia grossa, de forma a evitar o acúmulo de água.

Piscinas:
Devem sempre receber a manutenção adequada à base de cloro e fungicidas. As piscinas desmontáveis (vinil) devem ser imediatamente esvaziadas após o uso e guardadas em local coberto.

Latas, garrafas, lonas, plásticos, potes, vidros, vasilhas e similares:
Devem ser acondicionados corretamente quando forem descartados, preferencialmente destinados à coleta seletiva de acordo com o cronograma no bairro.

Ralos e calhas:
Sempre mantê-los limpos, fazer inspeção de tempos em tempos para evitar obstruções e o acúmulo de água.

Pneus:
Mantê-los sempre secos em locais fechados, protegidos das chuvas

Postado em 22/02/2025

Categorias: Cidades Destaques

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio