O vereador e presidente da Câmara de Americana, Léo da Padaria (PL) tem se movimentado na pauta ambiental. Através de uma indicação, Léo solicitou que a prefeitura crie o Conselho Municipal de Educação Ambiental e cobrou a prefeitura por um plano de arborização. Veja as propostas:
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Em resposta a requerimento de Léo da Padaria, prefeitura informa que irá efetuar inventário arbóreo e revisão da lei de arborização urbana
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Léo da Padaria (PL), recebeu um ofício da secretaria de Meio Ambiente em resposta a um requerimento de sua autoria em que solicitou informações sobre políticas públicas de arborização e medidas locais frente às emergências climáticas.
No documento, o parlamentar destacou que as emergências climáticas são um dos assuntos mais debatidos nos últimos anos, principalmente devido ao aquecimento global causados por desmatamentos, queimadas e emissão dos gases de efeito estufa. Temos acompanhado que o município tem procurado se adaptar, buscando soluções em gestão com foco na arborização urbana”, afirma Léo.
No ofício recebido pelo vereador, a secretaria de Meio Ambiente informa que a equipe técnica está elaborando a revisão da lei municipal de arborização urbana, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025. Ainda segundo o secretário Fábio Renato de Oliveira, o inventário arbóreo do município deverá ser finalizado até o primeiro semestre do exercício de 2026.
“As medidas apresentadas pela secretaria são de grande importância. Sabemos que a arborização é uma aliada essencial no combate à emergência climática, pois contribui para a regulação da temperatura, melhora a qualidade do ar e ajuda na absorção de carbono, promovendo cidades mais sustentáveis e resilientes”, comentou Léo.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Léo da Padaria pede criação do Conselho Municipal de Educação Ambiental
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Léo da Padaria (PL), protocolou uma indicação na secretaria da Casa sugerindo a criação do Conselho Municipal de Educação Ambiental (CMEA).
No documento, o parlamentar explica que o conselho atuaria como um espaço democrático e participativo para o debate, proposição de diretrizes e avaliação das ações de educação ambiental no município. Entre as atribuições estariam acompanhar e avaliar os programas e projetos de educação ambiental; emitir pareceres e recomendações sobre políticas públicas ambientais; incentivar ações intersetoriais e comunitárias voltadas à educação ambiental e promover eventos, campanhas e capacitações.
“A indicação visa estimular a gestão democrática e sustentável, fortalecendo a participação popular nas decisões que envolvem o meio ambiente e a formação cidadã”, afirma Léo. A indicação foi relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira (8) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

Anúncio